Categories: Uncategorized

Boa hora para o plasma

A guerra de preços entre plasma e LCD foi motivo de ampla reportagem no The Wall Street Journal, nesta 4a. feira. A perda de mercado, que é um fenômeno mundial, vem forçando os fabricantes de plasma a embarcarem numa disputa daquelas que ninguém sabe onde irá terminar.

Os reflexos, aliás, já podem ser sentidos aqui no Brasil, onde nos últimos meses os preços dos plasmas caíram sensivelmente. Uma rápida olhada nas lojas virtuais de eletrônicos deixa claro: hoje, na média, está mais barato comprar um plasma do que um LCD.

Para o consumidor que se orienta apenas por preço (e, infelizmente, ainda parece ser a maioria), essa é uma boa notícia: colocados lado a lado dois modelos semelhantes – ainda que sejam da mesma marca – fica nítida a superioridade do plasma (embora menos do que há dois ou três anos).

Claro, não estou dizendo nenhuma novidade. O plasma agora começa a ser comparado com a nova geração de LCDs, os TVs de LED – estamos, por sinal, na reta final de um teste comparativo lado a lado, que em breve chegará aos leitores. Por ora, pode-se afirmar que este é um bom momento para adquirir um plasma. O problema é saber se essa tendência se mantém até, digamos, o final do ano; ou se é fogo de palha…

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Realmente tem havido uma queda importante nos preços das telas de plasma mas,tristemente,aqui no Brasil,além de produtos tacnologicamente defasados,ainda somos obrigados a conviver com preços maiores do que o dobro dos praticados em terras de tio Sam.Para exemplificar,lá já foram lançados os neoPDP pela Panasonic e aqui não existem sequer previsão para tanto.No site da Bestbuy temos o plasma 58PZ800 por cerca de U$1,900(aproximadamente R$3.900,00) enquanto aqui,o mesmo aparelho(excelente,por sinal)custa ao menos R$9500,00 à vista,o que,convenhamos,é um disparate!

  • Que os preços estão caindo não resta dúvida , mas a PLASMA em qualidade de imagem pra mim ainda é imbativel seja qual tecnologia esteja no mercado e agora já estão dizendo os especialistas que é bem superior os tvs de led . VEJA BEM , como a plasma é forte espetacular em cores e contraste .
    Meu amigo RUBENS ,acima digitou falando da PZ800 de 58' e EU posso lhe dizer; 'eu nunca vi nada igual em qualidade de imagem cores naturais-vivas e um contraste de dar inveja .Tenho essa tv e não troco por nenhuma que está no mercado nem me voltando dinheiro . ELA É SHOW, pode comprar de olhos fechados !!!!!

  • Bem, está faltanto uma ampla bateria de testes dos especialistas entre plama de nova geração, LCD e LED. O que ainda não está bem posto é se o famigerado efeito BRUN-IN foi resolvido nas TVs de plasma mais novas

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Trump, tarifas e tecnologias (3)

No sábado 12, logo após publicar o segundo post sobre a questão das tarifas (para…

14 horas ago

Trump, tarifas e tecnologias (2)

    Como prometido no post de ontem, vamos começar a dissecar a questão das…

2 dias ago

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

3 dias ago

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

5 dias ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

6 dias ago

Home Theater agora é 100% digital

Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…

6 dias ago