Convido os leitores a conferir os detalhes, mas aqui vão alguns “melhores momentos”. Antes, é bom esclarecer certas dúvidas que leitores têm manifestado. Existem, na verdade, dois tipos de TVs de LED: os que produzem a imagem a partir desse componente (Light-Emitting Diode, ou “diodo emissor de luz”); e os que simplesmente substituem o painel de luz traseiro (backlight) com leds em lugar das lâmpadas fluorescentes tradicionais. Há ainda uma outra diferença, mais sutil: alguns fabricantes – caso da Samsung, que já lançou no Brasil sete modelos – colocam os leds apenas no entorno do gabinete, usando um conjunto de lentes e/ou espelhos para direcionar os feixes de luz. Outros – como a Sony, que por enquanto só lançou aqui um modelo – monta o painel de backlight inteiro com leds, o que segundo alguns experts oferece melhores resultados. Sinceramente, teremos que comparar lado a lado as duas espécies para chegar a uma conclusão.
O TV de LED da Samsung é um LCD que utiliza leds em vez de lâmpadas, o que proporciona uma série de benefícios em relação aos LCDs convencionais: brilho mais intenso e firme, cores mais estáveis, melhores níveis de preto, menor consumo de energia, menos aquecimento do gabinete. Comparado com o plasma da Panasonic, lado a lado e reproduzindo os mesmos conteúdos gerados pelas mesmas fontes (player Blu-ray, videogame e receptor digital de TV paga), o LED ganhou nos itens brilho, nitidez e consumo (este, na verdade, foi aferido empiricamente, a partir do aquecimento do display). Mas perdeu nos itens que considero mais importantes: contraste, ângulo de visão e reprodução de imagens em movimento (a chamada refresh rate, ou “taxa de renovação”). O LED naturalmente ganha na espessura (2,9 contra 9,9cm do plasma), e ambos empatam na clareza das cores.
Na prática, essas diferenças não são fáceis de perceber. Com certeza, o consumidor leigo terá dificuldades de identificar a superioridade de um ou de outro, na loja. Mas a avaliação feita por nossa equipe pode ajudar muito. Pelo menos, é o que esperamos. Alguém já leu?
Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…
Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…
Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…
Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…
View Comments
Prezados, estou "entre a cruz e a caldeirinha" no intuito de adquirir uma TV do tipo painél. Estou entre a Samsung LED de 46" e a nova Panasonic NeoPDP. Mas, quando vi o consumo de 530W da Plasma em face do consumo de 155W da LED, fiquei com receio de adquirir um Plasma. Não que seja "pão-duro" em pagar conta de energia elétrica, mas penso que o aquecimento excessivo é desagradável no ambiente em que a TV está instalada. E parece-me que os Plasmas possuem coolers, que geram algum ruído. Resumindo: qual a verdade sobre o consumo do Plasma? Causa algum rombo na conta de luz? Abraços. Alessandro. Brasília.
Prezado Orlando,
Gostaria de ver uma reportagem sobre as novas tecnologias que apareceram a algum tempo, como as TV a Laser e SED. Por que elas nao foram adiante, se foram consideradas muito superiores às LCD e Plasma?
Abraços e parabéns
legal essa disputa ai,estou montando uma sala de home e queria saber sobre distancia em relação tamanho tela e tambem posicionamento das caixas traseiras se preciso deixar um espaço entre a parede e meu sofá se elas (as caixas) com o som das caixas vindo de tras de mim ou podem ser colocadas nas laterais. Vou começar contruir uma nova casa, e para essa sala posso destinar um espaço de 4,50x4,50 ou 4,50x4 preciso que por gentileza alguem me auxilie.
Obrigado
Att.
Edmar
Prezado Orlando,
Sempre me preocupei com o consumo das TVs de tela grande e fiquei tentado a comprar a cara TV de LED da Samsung pelo seu baixo consumo. Mas após visitar uma loja em Campinas e ver uma TV plasma de 50" da Panasonic (não sei o modelo), confesso que fiquei em uma séria dúvida a respeito da minha escolha, pela qualidade que observei em imagem da TV aberta de baixa resolução neste aparelho. Parecia uma TV de CRT, com boa resolução e cores vibrantes, diferentemente do que tenho visto em LCD funcionando com estas fontes de baixa resolução. Dai em diante, comecei a observar mais e ficou cada vez mais claro para mim que a TV de plasma é superior em tudo às TVS de LCD, exceto no item consumo de energia. Estou deixando de lado esta questão, pois acho que não ficarei satisfeito caso adquira a nova TV LED e a Panasonic é uma marca que inspira confiança. Também li a revista Home Theater que compara as duas, o que veio a confirmar ser a TV de plasma superior em qualidade de imagem.
Estou ansioso em ver a P50G11B da Panasonic, mas ainda não está disponível em nenhum site ou lojas famosas. Pergunto:
1) Porque a P50G11B tem um consumo de pico de 530 W sendo um painel Neo PDP, que é dito mais econômico, enquanto o modelo P50S10B que é mais antigo consume 430 W ?
2) A P50G11B é equivalente à PG10, analisada pelo site CNET? Sei que a brasileira não tem o certificado THX, mas os demais recursos são parecidos;
3) Porque a G11 ainda não está à venda, apesar de estar no site da Panasonic ?
4) Qual o consumo médio de uma TV das citadas acima, utilizada nas condições mais econômicas?
Atenciosamente,
Elias Halla
Olá Elias, para responder a suas perguntas vamos ter de consultar a Panasonic. É pouco provável que um modelo mais novo apresente consumo mais alto do que seu antecessor, ainda mais sendo da linha NeoPDP, que tem entre suas vantagens justamente o consumo mais baixo. Vamos ver o que diz o fabricante sobre isso, e também sobre a disponibilidade do modelo G1B, OK? Abs. Orlando.
Assim, como alguns colegas eis a minha dúvida: Dizem que tvs com conversores embutidos alteram a qualidade da imagem deixando-as mais feias,à aquelas que não possuem conversores,tal procedimento tem fundamento? uso Net Digital. Minha tv é 42lg 50 LCD com conversor embutido, e minha imagem não é muito boa. Obrigado.
Olá Orlando! estou interessado numa tv de 40" ou 42" de plasma da panasonic, no entanto sei da série TC G11 e vi num site da panasonic americana(não me lembro onde!) que existe uma série mais moderna e com mais economia de energia do que a série TC G11, parece que é a série TC Z; tem tudo de bom, superfina, THX, no padrão de consumo de energia exigido naquele país etc. Porque a Panasonic não lança no nosso país estes modelos atuais e com todo tamanho de tela ? será que eles estão já adaptando estes televisores para sair com o padrão de sistema de conversão digital de nosso país ? Estou sem televisão, preciso de uma TV de 40" ou 42", você sabe como posso fazer para comprar referida TV PLASMA TC Z ? pode ser sem o conversor. Obrigado. Ernane.
Adquiri uma philips de LCD de 47 Pol. Modelo 47PFL5604D série 5000 e estou amargamente decepcionado e arrependido, pois a qualidade do aparelho na tv aberta e parabólica e em dvds é quase impossível de assistir, foi dinheiro jogado fora.
Se arrependimento matasse...
Ví uma plasma de 40 Pol. na casa de um amigo que custou quase a metade do que eu paguei, infinitamente superior em todos os quesitos, como o desconhecimento custa caro, não aconselho ninguém a comprar uma "tvzona" sem antes estudar muito sobre o assunto.
Infelizmente a diferenca de consumo é muito grande entre uma TV de plasma e de LED .
Ficar assistindo TV preocupado com a conta de luz no final do mes nao é nada agradavel..
Daqui a pouco voce esta dando bronca na empregada ou nos amigos do filho que deixam a TV ligada sem ninguem a assistir por alguns instantes...
As TV 1080p sao feitas pra se assistir em bluray, por isso a comparacao so se justifica em bluray !!! Ai a diferenca entre um plasma e um LED é imperceptivel.
Led concerteza é superior a plasma, tenho uma plasma Panasonic Viera e uma Led Sl90 da Lg e é sem comparação a Led é bem superior, consome menos energia, tem mais funções e suas funcões sao bem melhores tbm, alem da imagem que gosto bem mais da led!
Que legal Allanem, eu to querendo comprar uma Sl90 pra por na minha, dizem que essa tv é uma das tvs com melhor imagem, é verdade?