Acabei de ler (e recomendo) “A Cabeça de Steve Jobs”, livro escrito por Leander Kahney, editor da ótima revista Wired e provavelmente o homem que mais conhece a Apple no mundo – talvez mais do que o próprio Jobs, pois para fazer o livro Kahney conversou com dezenas de funcionários anônimos que jamais viram o chefe de perto. Coisas de uma grande corporação. O livro não chega a traçar um perfil de Jobs, como insinua o título. É, na verdade, um perfil crítico da empresa que ele fundou nos anos 70, da qual foi expulso nos 80 e para a qual voltou nos 90, quando enfim a transformou na companhia mais inovadora do planeta. Kahney conta detalhes das três fases e acaba montando um verdadeiro manual de governança corporativa. E de como foram criados produtos geniais, como iMac, iPod, iTunes, iPhone e as lojas da Apple. Mostra também como criatividade e megalomania são indissociáveis.
Reproduzo aqui apenas algumas citações, a partir dos quadros montados pelo autor sob o título de “Lições de Steve”. Vale a pena guardá-las para consultas posteriores, especialmente naquelas horas em que tomar uma decisão torna-se uma tarefa quase insuportável:
*Seja um déspota – Alguém tem de dar as ordens. Não é assim que as outras empresas fazem, mas é assim que funciona.
*Não ouça seus compradores – Eles não sabem o que querem.
*Design não é só para designers – Engenheiros, programadores e profissionais de marketing podem ajudar a descobrir como um produto funciona.
*Demita os idiotas – Só contrate pessoas nota 10. Funcionários talentosos são uma vantagem competitiva.
*Não dê ouvidos aos que dizem “sim” – Discussões e debates promovem o pensamento criativo (Jobs gosta de gente que desafia suas idéias).
*Seja um grande intimidador. Mas também um grande sedutor – Inspire as pessoas através do medo e saiba seduzi-las quando necessário.
*Não tenha vergonha de roubar grandes idéias dos outros.
*Faça as coisas em equipe – O iPod não foi cria de uma única pessoa. Surgiu de um processo interativo e foi descoberto pelo método de tentativa e erro.
*Descubra a paixão pelo seu trabalho (Jobs tem, e ela é contagiosa)
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