Foi com certo constrangimento que Olivier Van Wienendaele, executivo da Toshiba na França, anunciou hoje, oficialmente, aqui em Berlim, a adesão da Toshiba ao Blu-ray. Vimos o aparelho, e houve até risos entre alguns jornalistas. Wienendaele estava visivelmente nervoso e até gaguejou para explicar por que a empresa, finalmente, tomou essa decisão: “Chegamos à conclusão de que o mercado de Blu-ray agora está maduro”. A adesão é tão grande que a próxima leva de notebooks Toshiba já virá com o drive Blu-ray instalado. Isso encerra de vez qualquer especulação que ainda poderia haver sobre um possível boicote da empresa ao formato, embora a Toshiba tenha vendido aos chineses a plataforma do HD-DVD para eles criarem o CBHD, que se apresenta como rival do Blu-ray, conforme comentei aqui tempos atrás.
Para entrar nesse jogo tão atrasada, a Toshiba pretende ser agressiva nos preços. O novo aparelho (modelo BDX2000) sairá no mercado americano por algo em torno de 25o dólares, que é um valor bem razoável. Deve incomodar os demais fabricantes porque, apesar de tudo, a Toshiba tem uma boa imagem de marca. Não sei como será no Brasil, onde a Semp/STI cada vez caminha mais independente da Toshiba japonesa. Mas, de qualquer modo, mais do que nunca, esta é a hora do Blu-ray. Ou alguém tem dúvidas?
Orlando BarrozoOrlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.