O blog americano Engadget chama de “Os Sete Samurais” – e coloca junto a montagem ao lado – o grupo de gigantes japonesas que agora se dispõe a enfrentar a poderosíssima Intel, hoje dona de mais de 80% do mercado mundial de chips. O grupo inclui uma tal de Renesas, fabricante de semicondutores da qual, confesso, nem lembrava. Mas foi ela que lançou a idéia: desenvolver um novo tipo de chip, capaz de não só processar dados mas também gerenciar o consumo de energia dos aparelhos. O chip utilizaria células solares, sendo capaz de controlar o fluxo de energia de acordo com a quantidade de dados trafegando. Um protótipo desenvolvido pela Universidade de Waseda, no Japão, teria mostrado um desempenho admirável: executa as mesmas funções de um chip Intel de última geração, só que consumindo apenas 30% da energia. Mais: mantém-se em funcionamento mesmo quando cai a alimentação de força! Pelo visto, é o sonho de todo usuário. O próprio blog ironiza o projeto, ilustrando com uma foto dos Power Rangers!!! Mas, segundo os japoneses, é coisa séria, para 2.012.
Orlando BarrozoOrlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.
View Comments
A Renesas é uma Joint Venture da Hitachi e da Mitsubishi. A partir deste ano, a NEC se juntou ao consórcio. Portanto, apesar do nome desconhecido, a Renesas tem um "DNA" forte o suficiente para dominar o mercado. Atualmente já é a maior fabricante de chips do Japão e a terceira do mundo (Fonte: Reuters). Com a adesão dos demais gigantes da indústria japonesa, são grandes as perspectivas para o projeto.