Categories: Uncategorized

Banda larga veloz. Será mesmo?

O site Tela Viva dá uma boa notícia para todo mundo que sofre com a lentidão das conexões de banda larga. Por iniciativa do Nic.Br (Núcleo de Informação e Coordenação), órgão ligado ao Comitê Gestor da Internet, será feito um levantamento detalhado sobre as verdadeiras velocidades oferecidas pelas operadoras brasileiras. Na verdade, lembra o site, já existe um software que mede essas velocidades, instalado no Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro). Mas essas medições são, digamos, viciadas: não levam em conta a capacidade de processamento dos computadores que recebem o sinal. Ou seja, se o meu computador é lento, isso não aparece no estudo, que dá uma idéia errada da banda efetivamente liberada pela operadora.

Agora, não: serão instalados equipamentos em vários pontos do País para aferir quanto cada conexão de fato carrega de banda. A idéia é ter 200 desses aparelhos, o que daria uma belíssima amostragem. Lendo a notícia, lembrei de uma entrevista que li recentemente com o presidente da Net, José Felix, explicando como a empresa trata o problema. Segundo ele, não adianta disponibilizar toda a banda (digamos, 10 ou 12Mbps) porque as pessoas não utilizam tudo isso. Bem, se é assim, então é bom mesmo que o levantamento do Nic.Br saia logo: os assinantes poderão saber quanto de fato estão recebendo em megabits por segundo, e quanto estão pagando.

Parece justo que cada um pague por aquilo que efetivamente usa, e não por algo que foi apenas anunciado, certo?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Ola, eu tenho duas conexoes de internet de 1 mega cada. A primeira da GVT que funciona 99% do tempo no pinco e tenho a NET tambem com um mega, porem trabalha maior parte do tempo com miseros 600k.
    Isso aqui e uma piada.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago