Para quem já estava achando que a tecnologia OLED (Organic Light-emitting Diode) irá morrer depois que a Sony adiou seus planos a respeito, esta pode ser uma notícia animadora: a empresa está mostrando na CEATEC, no Japão, seus protótipos de Flex-OLED, finíssimas telas de vídeo que, como se vê na foto, são flexíveis. Alguém há de perguntar: mas, o quê fazer com uma tela dessas? Uma pequena amostra está neste videozinho do YouTube. Os painéis OLED, feitos a partir de uma mistura de materiais orgânicos, têm propriedades inigualáveis, como podemos ver em detalhes neste outro vídeo, produzido pela CNET.
O problema, como já dissemos aqui, é fazer tudo isso em escala comercial e a um custo acessível. Continuamos aguardando que a LG, conforme prometeu, apresente a sua versão. Talvez na CES, em janeiro.
Para quem ainda não viu, este é o teste do único TV OLED lançado até agora, o modelo XEL-1, de 11″, da Sony, que é vendido no mercado americano por algo em torno de 2.500 dólares.
Orlando BarrozoOrlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.
View Comments
No meu ver,o futuro das tvs é esse,uma tela da espessura aproximada de uma folha de papel que se pode colar na parede e na medida em que se desejar.Será algo parecido com o que se vê no início do filme "Aliens o Resgate" quando a protagonista,tenente Ripley está aparentemente sentada diante de bela paisagem que em seguida é simplesmente desligada.Achei o máximo e sempre considerei possível,o que agora se constata ser verdadeiro com o protótipo desse OLED flexível.O futuro dos tvs é fabuloso!