Categories: Uncategorized

Mitsubishi dá um passo além

Quietinha, quietinha, a Mitsubishi – a mesma que criou o TV a laser, lembram-se? – conquistou todas as manchetes da imprensa japonesa nesta sexta-feira ao exibir, na CEATEC, o maior TV OLED jamais produzido. Minto: é o maior TV já produzido, com qualquer tecnologia. Um display com nada menos do que 155″, usando a estrutura dos diodos orgânicos que já comentamos aqui várias vezes e que muitos consideram o futuro da televisão. Vejam na foto, publicada pelo esperto blog japonês Tech-On.

Claro, trata-se de um protótipo, sem preço nem prazo para ser lançado, por enquanto. Mas a grande sacada da Mitsubishi, algo em que ninguém (que eu saiba) tinha pensado ainda, foi montar centenas de pequenos painéis OLED (menos de 4cm cada um) de tal forma a conseguir um único display de 155″. São 720 pequenos blocos de luz orgânica que, como se sabe, emitem brilho intenso e não necessitam de backlight. O resultado é esta imagem que podemos ver na foto e que um técnico da Mitsubishi explica neste vídeo. Segundo ele, a partir desse conceito é possível montar displays de qualquer tamanho; basta combinar a quantidade certa de blocos OLED.

Para aqueles que já comemoram o nascimento de uma tecnologia “definitiva” em termos de qualidade de imagem, um aviso importante: os OLEDs já revelaram uma durabilidade baixa, em comparação com os painéis de LCD e de plasma. Segundo a própria Mitsubishi, sua vida útil fica na faixa das 20 mil horas, contra cerca de 100 mil horas das outras tecnologias. É fácil calcular: se o display for usado oito horas por dia, vai aguentar uns cinco anos… Mesmo assim, o OLED promete.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago