Categories: Uncategorized

Horário sindical gratuito

Sim, era o que faltava! Aliás, demorou para alguém propor mais essa enganação… O deputado Vicentinho (PT-SP) apresentou no último dia 21 projeto-de-lei criando horários gratuitos no rádio e na televisão para as centrais sindicais, nos mesmos moldes dos que já possuem os partidos políticos. Mais uma vez usando como escudo a tal “sociedade civil”, ele deu a seguinte justificativa: “No mundo moderno, em que a liberdade de expressão só é plena se houver garantia de acesso igualitário aos meios de comunicação, faz-se cada vez mais necessária uma regulação que assegure, na forma da lei, o acesso da sociedade civil à mídia”.

Pela proposta, cada Central teria direito a até 40 minutos gratuitos por ano em redes nacionais, divididos em inserções de 30 a 60 segundos, além de um programa anual de 2 minutos. Só isso! Ao apresentar o projeto, o deputado reutilizou a velha ladainha do controle da mídia pelos grandes grupos de comunicação, à qual o trabalhador não tem acesso. Esqueceu-se de mencionar que a CUT e a Força Sindical, as duas maiores centrais, já possuem emissoras de rádio (e há também um projeto para conceder-lhes um canal de televisão). Considerando o montante de dinheiro – tirado do contribuinte – que essas centrais movimentam hoje em dia (e quanto recebem do governo), garanto que ambas estão em condições financeiras muito mais saudáveis do que a maioria dos grupos de comunicação.

Será que nessas emissoras há “acesso igualitário” a todos?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Está na hora das grandes redes de TV retribuirem aos companheiros os comerciais de estatais, pagos acima do preço de tabela...

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

2 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago