A propósito do mesmo assunto, vejam o mote de uma das campanhas mais populares atualmente nos Estados Unidos: “Compre produtos americanos”. Pela primeira vez, que eu me recorde, o país das liberdades e das oportunidades iguais para todos se rende a um sentimento nacionalista extremado, apelando para o ufanismo. O movimento está de olho nas vendas de fim de ano, propondo que os consumidores evitem adquirir produtos importados para incentivar a recuperação da economia do País. O site Buy American é um bom exemplo. Mas a campanha vai muito além, envolvendo parte da mídia e até órgãos do governo. Este outro site “ensina” os procedimentos para quem quiser aderir. O alvo maior, naturalmente, são os produtos chineses que, lá como aqui, entram por todos os meios possíveis e até inimagináveis. O assunto é tão sério que já provocou protestos do governo canadense e da Comunidade Européia, além de um ótimo artigo do The Wall Street Journal mostrando os perigos desse tipo de atitude.
Enfim, lá como aqui, ufanismo (ainda mais quando associado a protecionismo) é um sentimento muito perigoso.
Orlando BarrozoOrlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.