Leio no Tela Viva um dado interessante sobre o mercado de TV por assinatura: a rede via satélite está crescendo mais do que o cabo. Segundo a Anatel, em outubro o número total de assinantes chegou a 7,16 milhões, o que significa aumento de 13,28% sobre outubro de 2008. Mas, desse total, 2,48 milhões assinam algum serviço de DTH (Direct-to-Home), o nome técnico da tecnologia de TV por satélite, que em um ano cresceu 18,76%. Desses quase 2,5 milhões, cerca de 1,7 milhão são assinantes da Sky, dividindo-se os outros entre os serviços de satélite da Oi, Telefonica e Embratel. Mas estas três vêm crescendo mais, priorizando as classes C e D, do que a Sky, cujo foco é a classe A.
Por sua vez, as operadoras de cabo cresceram menos: apenas 12%, mesmo assim puxadas pelos pacotes TV+banda larga. Como bem lembra o competente Samuel Possebon, do Tela Viva, esses números sinalizam um novo cenário de TV paga. A Net, por exemplo, está tendo aumento no número de assinaturas canceladas. É bom ficar de olho.
Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…
Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…
Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…
Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…
View Comments
Caro Orlando,
Não é difícil entender o que está acontecendo. Oi, Telefônca e Embratel entraram no mercado de forma agressiva, com pacotes enxutos e preço baixo. A Sky. com sua ousada oferta de alta definição, desafiou a NET, que oferece o serviço via cabo praticamente sozinha na maioria das áreas onde atua. E, como fica claro nos fóruns e sites especializados em defesa do consumidor, a NET deixa de lado os princípios mais básicos de bom atendimento e respeito ao consumidor, o que evidentemente aumenta o "churn" (desligamento de assinantes, como se diz no meio de telecom).
Enquanto a NET não mudar radicalmente sua filosofia de atendimento a concorrência vai ter um enorme mercado para conquistar. Nas áreas onde não há cabos, então, o satélite reina absoluto - com quatro players de peso e muito apetite por mercado. O consumidor só tem a ganhar. Já no cabo, o que vemos é o apetite da NET por operações independentes de cabo e a redução das alternativas. E, neste caso, perde o consumidor.
Abs
Julio Cohen
O que eu gostaria de saber é quanto as empresas desse ramo estão perdendo com a pirataria alarmante!
É incrível como as concorrentes da Telefonica estão aceitando com passividade esse despropósito!
Que entrem na justiça contra a Telefonica...que a Anatel suspenda imediatamente a autorização da DTH da Telefonica!
Essa farra está demorando demais pra acabar.
da DTH, entenda-se: do DTH.