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Marcas que vão desaparecer

Fim de ano é assim mesmo: muitos balanços do que passou e muitas previsões para o ano seguinte. Tem espaço para tudo, dos ufanistas aos catastrofistas. Vejam esta, publicada no site americano 24/7 Wall Street, que se dedica a analisar os bastidores do mercado financeiro: algumas marcas mais do que tradicionais irão desaparecer ao longo dos próximos 12 meses, seja via fusão com outras ou por falência mesmo. A lista inclui dez marcas. Seleciono aqui as do setor de tecnologia:

Motorola – Colocou à venda sua divisão de equipamentos sem fio e os lucros com celulares vêm caindo continuamente. É séria candidata a ser adquirida por uma de suas concorrentes (Nokia, Samsung ou LG).

Palm – Caso semelhante: a concorrência (iPhone e Blackberry) é praticamente impossível de derrotar, os lucros vêm caindo, e comprá-la seria uma ótima opção para Samsung e LG.

Blockbuster – Falência quase certa. Só no terceiro trimestre do ano, o faturamento caiu de US$ 1,6 bilhão para US$ 910 milhões. Seu valor de mercado está despencando. Suas mais de 5 mil lojas ao redor do mundo dificilmente resistirão.

Kodak – Uma das marcas-ícone do capitalismo no século 20 paga agora o preço por ter demorado a entrar na era digital. Pode ser adquirida por um fundo de investimento, desses que cuidam de recuperar empresas dadas como perdidas. Mas nunca mais será a mesma.

Sun Microsystems – Uma provável saída seria a fusão com a Oracle, mas esta foi bloqueada pela Comunidade Européia. A IBM, outra alternativa, desistiu. O clima entre os funcionários é o pior possível.

Alguém tem mais palpites?

 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

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  • O mundo esta falido e não há espaço para tantas empresas pois não tem dinheiro para se comprar tudo aparece.Haverá muita falência no ano de 2010 esperem para ver isso é só o começo de uma nova era,uma era mais sensata sem muita ganância e lucros altos.

  • Esse é o preço que algumas empresas vão pagar, por serem incapazes de gerar lucros saudáveis e com sabedoria, e bem feito para que aqueles mal se importava com o cliente que precissase deles para algum suporte.Esse mundo chamasse capitalismo selvagem, o capitalismo em cima é bom para todos mas com limites, e q venha 2010!!

  • A escala de produção superou a escala de consumo, os investidores que buscam bilhões não se importam com os empregos e nem com o meio ambiente, empresas já não existem mais, esse romantismo entre cidades e empresas já era, os diretores , gerentes pregam o terrorrismo com os seus subordinados somente para gerarem lucros estratosferios, falo isso por convicção porque trabalhei em empresa multinacional de capital aberto e outra fechado , e garanto que a empresa familiar mista é sem duvida o sonho de qualquer um, e que quebre mesmo, que vá a falencia mesmo, e os empregados deveriam acabar de enterra-las.

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Orlando Barrozo

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