


Outro fenômeno confirmado nesta CES, mesmo antes da abertura, é o avanço incontrolável dos fabricantes chineses, agora com produtos que rivalizam em design com os japoneses, coreanos e americanos. Até outro dia, os chineses ocupavam uma ala separada do Centro de Convenções e a gente se perdia em meio a uma infinidade de bugigangas de gosto duvidoso, e qualidade mais ainda. Não é mais assim. Vejam os casos da Lenovo e da Asus, só para citar duas. A primeira está apresentando aqui em Las Vegas sua nova linha de notebooks, com um design admirável e recursos realmente inovadores, inaugurando o conceito que os especialistas chamam de “smartbooks”, ou seja, uma combinação entre smartphones e notebooks (foto).



Já a Asus vai ainda mais longe, com uma parceria com a dinamarquesa Bang & Olufsen para criar aparelhos que, antes de mais nada, chamam atenção pelo design. Vejam na foto o modelo Waveface, que na verdade é um netbook feito de fibra dobrável e que se transforma num display widescreen.
O que será mais que esses chineses irão inventar?
Orlando BarrozoOrlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.