Categories: Uncategorized

Pesquisas: cuidado com elas!

O que você diria se na sua cidade aparecesse uma pesquisa dizendo que seus clientes gostam mais do seu principal concorrente? Pois é mais ou menos assim que devem estar se sentindo os executivos da RIM (Research in Motion), fabricante do Blackberry, após a divulgação de uma pesquisa da empresa especializada Crowd Science. O levantamento, reproduzido esta semana em dezenas de sites pelo mundo afora, indica simplesmente o seguinte: 40% dos proprietários de um Blackberry dizem que pretendem trocá-lo por um iPhone na primeira oportunidade: outros 38% respondem que preferem o Android, da Google.

Detalhes importantes, que o noticiário em geral deixou em segundo plano: a tal pesquisa ouviu apenas 159 pessoas, uma amostragem baixíssima; a nenhuma delas foi perguntado se trocariam seu Blackberry por um modelo novo da mesma marca; e – talvez o mais importante – o Blackberry continua sendo o smartphone mais vendido do mercado americano, com mais de 40% de participação, enquanto o badalado iPhone estacionou na casa dos 25%.

Sabe-se lá quem foi que financiou a pesquisa…

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • pesquisas sempre foram tendenciosas por mostrar uma parte da população. Pergunte em frente a uma porta de fábrica em quem eles votariam para presidente e depois venha dizer que o brasileiro pretende votar em x ou y?

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

12 horas ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

3 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago