Categories: Uncategorized

A caixa acústica mais fina

Um dos produtos mais inovadores que vimos na última CES, em janeiro, foi esta caixa acústica desenvolvida pela empresa americana Definitive Technology. Lembro de ter ouvido de alguns colegas estrangeiros comentários do tipo “isso não pode dar certo”. Claro, estamos acostumados a ver maravilhas em salas de demonstração, que depois simplesmente desaparecem. Ninguém acreditou quando ouviu um par desta XTR-50, da linha Mythos, montada ao lado de um TV LCD-LED. Foi uma surpresa também saber que o produto ganhou o prêmio “Best of Innovations“, concedido por um júri de especialistas escolhidos pela direção da CES. O som realmente agradou!

Agora, o produto está à venda, e espero em breve poder tirar a dúvida em nossa sala de testes. Nos EUA, pode ser adquirido nas lojas virtuais Amazon e Crutchfield, por US$ 1.398 o par; o fabricante diz que nas próximas semanas estará em várias lojas especializadas de lá. No Brasil, a distribuição da Definitive é da Audiogene. Mas, o que tem essa caixa de tão especial? A espessura. Com apenas 1,5 polegada – equivalente a 3,8cm – a Mythos XTR-50 foi desenhada para fazer companhia a TVs de tela ultrafina (os novos LEDs da Samsung e da LG, por exemplo, já chegam a menos de 1cm). E, não adianta, por mais que alguns digam que isso é apenas perfumaria, é inegável que a pequena espessura atrai muitos consumidores.

A caixa é quase toda feita de alumínio. Não apenas o gabinete, que assim torna-se mais leve e dissipa melhor o calor, mas também os cones dos alto-falantes, do tipo domo, onde foram montadas as bobinas. Estas, em vez do tradicional fio de cobre maciço, são envolvidas por uma mistura de cobre e alumínio, o que, diz o fabricante, dá o mesmo resultado sonoro. A conferir.

Para quem se interessar, eis aqui uma descrição mais detalhada do produto.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

6 dias ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

3 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

3 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

4 semanas ago