Categories: Uncategorized

Diferenças entre os TVs 3D

A propósito dos novos TVs 3D, nossa equipe já testou um dos modelos da Samsung (UN55C8000, foto ao lado), de 55″, com painel LCD-LED do tipo Edge-lit. O teste está na edição de maio da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL. Mas os dois modelos que a LG pretende colocar nas lojas em junho ou julho – de 47″ e 55″ – utilizam painel Local Dimming, que é mais eficiente. Outra diferença que a LG pretende ressaltar é a taxa de atualização (refresh rate) de 480Hz, contra 240Hz da rival.

Teoricamente, esses dois aspectos podem fazer muita diferença na performance de um TV LCD. O painel LCD-LED melhora significativamente o contraste e a reprodução de cores, na comparação com o LCD convencional. E o Local Dimming produz imagens mais uniformes em toda a superfície da tela, já que a iluminação traseira (backlight) é feita de modo homogêneo; nos painéis Edge-lit, os leds ficam nas bordas e é mais fácil acontecerem vazamentos de luz. Mas, segundo a Samsung, o painel utilizado nos TVs 3D é um pouco diferente. Trata-se de uma variação dos Edge-lit, que a empresa chama de “Precision Dimming”. Os leds são montados nas bordas, mas enviam luz através das ranhuras de uma placa difusora (Light Guide Plate), que ilumina os pixels. Cada led é controlado individualmente, ajustando o brilho nas áreas que necessitam de maior luminosidade. Na prática, o que vimos nos testes foram imagens de brilho equilibrado e um nível de contraste bem próximo ao dos plasmas. As gradações de cinza foram convincentes, o que realmente indicam eficiência do backlight.

Já o aumento da taxa de atualização é talvez uma das melhores inovações dos fabricantes de LCD nos últimos tempos. Comparar um modelo tradicional, que trabalha com taxa de 60Hz, com um dos novos (120Hz) chega a ser covardia. O processador de vídeo insere novos quadros de imagem, criados a partir da duplicação dos quadros originais, num processo semelhante ao da produção de um desenho animado. Com mais quadros, melhora o registro da imagem, com cores mais firmes e contornos mais definidos. E a leitura desses quadros é feita numa velocidade duas vezes maior, de tal forma que o olho humano não percebe o “truque”. No Samsung de 240Hz, vimos um salto de qualidade ainda maior.

Bem, o modelo da LG (foto acima) acabou de chegar para teste. Com Local Dimming e 480Hz. Vamos ver como se comporta. Aguardem.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Até que enfim uma empresa está tomando a devida consideração pelo mercado brasileiro no tocante ao lançamento de aparelhos que vemos no exterior. Parabéns LG !! Concorrentes acordem para realidade !!!

  • Orlando,

    A diferença de 60hz para 120hz é grande, mas o salto de 120hz para 240hz já não é essas coisas de acordo com alguns usuários, sem contar que fica parecendo vídeo. Vamos ver se esses 480hz da LG realmente melhoram alguma coisa mantendo a naturalidade da imagem. No teste da Samsung, os 240hz foram muito superiores aos 120hz?

    Abraço

  • Orlando, a realidade do nosso Brasil caminha na era do gelo, nos EUA o mercado dessas novas tecnologias já aterrizaram a algum tempo, a performace já estar estabelecida, agora o que eles estão fazendo de atrativade aos exigentes consumidores é baixar os preços e assim chegar na frente, como numa maratona, vence o melhor.
    Espero um dia que o nosso Brasil faça parte desse seleto mercado.
    Abs.Dinaldo

  • Concordo com o que diz o Orlando. Os filmes ficarão todos meio "desenhos animados" de tantos quadros inseridos no filme original.
    Outro ponto que acredito : se Local Dimming não fosse tão superior ao Edge-lit, nenhuma fabricante gastaria tanto mais para implement-ala. O preço da Samsung Série 8000 nos USA é de US$ 3000.00 (mais ou menos) e da Série 9000 ( Local Dimming) é de US$ 8000.00 (mais ou menos).E a diferença básica entre as duas séries é essa.

  • Boa noite amigo Orlando
    Sou fã de Tv e tenho em minha casa de 50p LG modelo Time machini e estou pesquizando e comparando as novas tvs 3D
    Tenho uma duvida!?, minha esposa usa oculos de grau e como ela vai fazer pra ver a tv 3D?, ela vai por os óculos 3D por cima dos óculos de grau?
    Já pesquizei em varios sites mais não achei nada sobre esse assunto
    Abs amigo

  • Oi Orlando
    Achei interessante a pergunta do Lorival. Fiquei interessada em saber como usar a TV em 3D com oculos de grau
    Ab

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

1 semana ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

1 semana ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

4 semanas ago