Categories: Uncategorized

Sony + Google + Intel = ???

Enquanto a Google anunciava em San Francisco, nesta quinta-feira, sua entrada oficial no segmento de televisão (veja como), em Tóquio a Sony divulgava comunicado sobre o lançamento de seu primeiro “Internet TV”. Na verdade, trata-se da mesma coisa: as duas empresas firmaram acordo para trabalhar juntas no projeto chamado “Google TV”, que tem ainda como parceiras a Intel, fornecedora dos chips Atom para os novos aparelhos, e a Logitech, cujo conversor (set-top-box) fará a interface na casa do usuário.

A idéia é transferir para a tela do TV todos os recursos oferecidos hoje pelo Google no computador. Aplicativos como Google Maps, Google Docs, Picasa e Gmail poderão ser acessados nos TVs Sony Bravia, acoplados à caixinha Logitech que funcionará como modem e central de busca para os conteúdos do Google e tudo que o usuário tiver armazenado em sua rede doméstica. O set-top da Logitech será ainda um PVR (Personal Video Recorder), permitindo gravar programas da TV e salvá-los em sua memória. A Google quer que tudo isso seja tão simples e intuitivo quanto é hoje fazer buscas em seu site. Segundo executivos da empresa, as tentativas anteriores de unir PC e TV não deram certo porque seus idealizadores (leia-se: Apple e Microsoft) criaram sistemas fechados, o que, dizem, não acontecerá agora. Com uma plataforma aberta, a Google pensa transformar sua TV numa máquina de fazer dinheiro – via publicidade – tão ou mais forte quanto a atual.

Segundo a agência Reuters, o evento de lançamento, em San Francisco, foi recheado de piadinhas sobre as duas maiores concorrentes da Google. Convidaram até um executivo da Adobe ao evento, elogiando o software Flash tão detonado por Steve Jobs. Mas houve também constrangimentos. Técnicos da Google não conseguiam fazer o equipamento funcionar para demonstrar aos jornalistas e tiveram que pedir que eles desligassem seus celulares, “para evitar interferências” no controle remoto dos TVs. Não foi um bom começo. Vamos ver quando os produtos realmente estiverem no mercado.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

5 dias ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

3 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

3 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

4 semanas ago