Categories: Uncategorized

TV 3D a laser já chegou. Será?

Falando em TV 3D, fui correndo ao estande da Mitsubishi no CEA Line Show para ver se eles mostravam a nova versão do TV LaserVue, de tão polêmica lembrança (quem quiser refrescar a memória pode conferir aqui e também neste vídeo). Decepção. O que eles estavam mostrando era um DLP, muito bonito por sinal. O LaserVue 3D, mesmo, ainda vai demorar um pouco. Segundo leio na Electronic House, a Mitsubishi irá lançar em breve um modelo de 75″ (foto) com projeção DLP e “3D-engine”, o que sinceramente não sei o que significa. Vou pesquisar. Vai custar US$ 5.999 no mercado americano (e inicialmente só será lançado lá). Pagando mais US$ 399, o comprador recebe dois pares de óculos, um transmissor (que é acoplado ao TV), um controle remoto com adaptador 3D, um cabo HDMI e um disco Blu-ray 3D. Mais: o tal adaptador pode ser usado com qualquer TV da marca Mitsubishi lançado desde 2007, que assim passa a funcionar também em 3D.

Quanto ao DLP 3D que vi aqui, tinha 72″ e a imagem era bem razoável (vejam as fotos). Segundo um funcionário da Mitsubishi que me atendeu, a empresa insiste nessa tecnologia porque continua achando que ela é superior ao LCD, ao LED e ao plasma, embora não seja possível (pelo menos por enquanto) produzir telas ultrafinas DLP. Esse modelo tem 35cm de profundidade, mas na visão do fabricante isso não é problema porque quem compra um TV dessas dimensões não está pensando em pendurá-lo na parede. A grande vantagem do DLP estaria no tempo de resposta, mas para checarmos isso na prática seria preciso colocá-lo lado a lado com os concorrentes. Em setembro, chega ao mercado americano uma versão de 82″.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • O fabricante está substimando o gosto já adquirido dos compradores, de termos TV´s Slim, sem aquela imensa profundidade.

  • Fail! Desculpe, mas definitivamente a era dessas tvs gordinhas acabou. A empresa deveria se dedicar a fazer um projetor com essa tecnologia, não uma tv.

  • Vigi, mal dá conta p/ acompanhar tanto lançamento, hshshss
    Finalmente o futuro é o presente.

  • Antes uma tv com profundidade de imagem e espaço do que uma ultra-fina com pouca profundidade(de imagem) e cheia de ruído no contornos dos objetos que é o caso da LCD e LCD LED. Parabéns aos desenvolvidores,bravo,bravo!

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

1 semana ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

1 semana ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

4 semanas ago