Categories: Uncategorized

Gastando com tecnologia

Nunca tinha visto este tipo de pesquisa: quanto as pessoas gastam com tecnologia. Pois saiu agora, no IDG Now, o levantamento da empresa Marca sobre cinco países sul-americanos e seus respectivos gastos com a chamada “cesta digital”. Pelos critérios do estudo “Índice Casa Digital”, essa cesta seria composta dos aparelhos eletrônicos que uma família comum possui: TV LCD, home theater, câmera digital, notebook, netbook, smartphone, videogame e até player Blu-ray. Somando os valores médios de cada um desses itens, os pesquisadores chegaram à conclusão de que o brasileiro é o que investe mais em tecnologia: 7.450 dólares. Os argentinos viriam um pouco atrás, com despesas de 6.701 dólares; seguem-se Chile (5.809), México (4.986) e Colômbia (4.772).

Mas, como em toda pesquisa, é preciso saber interpretar os dados coletados. Na verdade, os mais privilegiados da lista são os chilenos, que precisam utilizar “apenas” 8,02 salários-mínimos para comprar a tal cesta digital. Os que estão em pior situação são os argentinos, que têm de desembolsar 14,7 salários para isso; os brasileiros ficam em terceiro lugar, com 9,55 salários. Explica-se: o Chile, além de ter o salário-mínimo mais alto do continente, é também o que c0bra menos impostos. Para ser mais exato, no Chile o salário médio da população é calculado em 725 dólares, enquanto no Brasil é de 790. Mas lá o custo de vida é mais baixo.

Vejam aqui os detalhes da pesquisa.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Considerando o preço dos eletrônicos em voga no Brasil( devido aos impostos e ao "lucro Brasil")dá para dizer que os brasileiros são os que menos compram esse tipo de equipamento embora sejam os que mais gastam comprando os mesmos.Rubens

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

1 semana ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

1 semana ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

3 semanas ago