De vez em quando surge alguém com uma idéia ao mesmo tempo útil e inovadora. Quando isso acontece, temos que ressaltar, aplaudir e divulgar. É o caso do site Sinal 3G, criado pelo carioca Gabriel Subtil, um técnico em informática que soube usar seu talento para prestar um serviço de utilidade pública. Gabriel adaptou o Google Maps para criar um mapa digital onde é possível determinar a qualidade do sinal 3G em cada lugar do País.
De tão simples, a idéia parece ainda mais genial. Gabriel abriu o site no início do ano e começou a convidar os visitantes a fornecerem informações sobre a recepção de sinal em suas casas ou locais de trabalho. Até a semana passada, 1.500 pessoas já tinham se manifestado, formando um precioso banco de dados que vai sendo atualizado a cada minuto. Segundo o site Olhar Digital, onde encontrei a notícia, 29% dos participantes disseram ter uma conexão ruim, e somente 8% afirmaram o contrário; 15% usam a conexão para acessar a internet pelo celular, os demais o fazem pelo computador; e 52% moram em cidades do interior.
Para esse levantamento, Gabriel solicita aos internautas informações sobre a velocidade da conexão (a solicitada e a concedida), a estabilidade do sinal, o preço e o tipo de plano contratado, além, é claro, da localização exata na hora de responder as perguntas. Com tudo isso, temos ali é belo painel desse serviço no País inteiro – algo que a Anatel não soube (ou não quis?) fazer até hoje.
O Olhar Digital promete ampliar a pesquisa, em parceria com o Sinal 3G. Vamos aguardar.
Lembram-se de quando comentávamos sobre cotas na TV paga? Parece que faz tanto tempo... (cliquem…
Duas semanas após o anúncio das novas tarifas pelo governo americano, a…
Já comentamos, rapidamente, algumas tendências para 2025 no segmento de TVs, mostradas na CES, em…
No sábado 12, logo após publicar o segundo post sobre a questão das tarifas (para…
Como prometido no post de ontem, vamos começar a dissecar a questão das…
São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…
View Comments
Desculpe o "off", mas é de utilidade pública. Usado a mesma tecnologia do site que você citou, o Google Maps embutido, há o http://www.maparadar.com, que mostra onde estão milhares de radares de velocidade. Útil para quem, como eu, toma multas de bobeira em lugares bem conhecidos, passando 5 km/h a mais que o permitido...
Abs
Julio Cohen