Categories: Uncategorized

Quebrando a cabeça

Enquanto a Apple vai vendendo milhões de iPads, analistas do mundo inteiro quebram a cabeça para entender esse mercado (é uma exigência de seus clientes) e tentar adivinhar o futuro. Li em várias fontes nas últimas semanas as mais diversas previsões, baseadas em “pesquisas” que – como já comentei aqui tempos atrás – nem sempre são confiáveis. De qualquer modo, o desafio de todos os que trabalham na área é esse mesmo: compreender o que está acontecendo e como o mercado irá reagir a um sucesso tão avassalador quanto o do iPad.

Segundo o site ZD Net, que analisa o mercado de tecnologia em geral, Intel e Microsoft são as duas empresas que mais têm a perder com a popularização dos tablets, não apenas o iPad, mas todos os concorrentes que devem chegar ao mercado internacional até o final do ano. Entre estes, destacam-se os modelos da Cisco, da HP, Dell e Asus, todos usando sistemas operacionais diferentes do Windows e processadores ARM. Ou seja, o pessoal da Microsoft e da Intel deve estar mesmo preocupado.

O Instituto Gartner acha que esses aparelhos irão simplesmente acabar com os netbooks e com os notebooks de baixo custo. Já os analistas do banco Barclays calculam que serão vendidos este ano cerca de 15 milhões de tablets em todo o mundo, sendo 10 milhões de iPads; para 2011, a previsão é de 28 e 18 milhões, respectivamente. Mas ressalvam que os netbooks têm sua faixa própria no mercado e atenderão a um público quer procura basicamente coisas simples e baratas. Sinceramente? Fico sempre com o pé atrás quando alguém diz que determinado produto vai “matar” outro; não é bem assim que as coisas funcionam na prática.

Em todo caso, para esse tipo de previsão minha bola de cristal continua meio embaçada.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Trump, tarifas e tecnologias (3)

No sábado 12, logo após publicar o segundo post sobre a questão das tarifas (para…

10 horas ago

Trump, tarifas e tecnologias (2)

    Como prometido no post de ontem, vamos começar a dissecar a questão das…

2 dias ago

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

3 dias ago

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

4 dias ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

6 dias ago

Home Theater agora é 100% digital

Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…

6 dias ago