Categories: Uncategorized

Quais são os melhores TVs

Num levantamento recente, pesquisamos as várias marcas de TVs disponíveis no mercado brasileiro e comparamos suas características. Como essa é uma pergunta que os leitores vivem fazendo, cabem aqui algumas considerações sobre esse que é, talvez, o lado mais visível da tecnologia atual.

Primeiro, uma constatação: ao contrário do que acontecia anos atrás, o consumidor brasileiro hoje tem acesso à tecnologia mais avançada, quase no mesmo momento em que o europeu ou o americano (o japonês e o coreano são outra história…) Uma comparação com lojas dos EUA mostra que a maior parte dos produtos à venda são os mesmos. A diferença está na variedade: enquanto lá existem dezenas de marcas, centenas de modelos, aqui o mercado é muito mais concentrado. O que, com certeza, contribui para termos também preços, digamos, menos convidativos.

Deixando de lado a questão dos preços (que têm a ver com outros fatores), vê-se que os modelos mais avançados na Europa e nos EUA são também os que se encontram nas lojas daqui. Exemplos:

* Plasma Panasonic NeoPDP de 58″, com 4 entradas HDMI e acesso para cartão de memória SD;

* LED-LCD Samsung de 55″, com freqüência de 120Hz e também 4 entradas HDMI;

* LED-LCD Sony de 60″, similar ao Samsung e acrescentando sensor de presença (o TV apaga a tela depois de alguns minutos sem ninguém na sala).

Há ainda o caso dos TVs Time Machine, da LG, que só são vendidos no Brasil porque, segundo a empresa, o consumidor daqui gosta mais de gravar. A Samsung também está lançando TVs com gravador embutido. Por enquanto, não foram lançados aqui modelos com freqüência de 240Hz (estão previstos para setembro), muito menos os de 480Hz, que realmente fazem diferença na qualidade de imagem. Nem o LED-LCD da Panasonic que tem entrada para iPod. Mas acho que é questão de tempo.

De qualquer maneira, aí estão alguns dos melhores TVs do mundo.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

2 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago