Categories: Uncategorized

Banda larga popular

Enquanto o governo federal tenta colocar de pé seu plano de banda larga, em São Paulo já temos pelo menos um começo. A Net informa que já vendeu 100 mil assinaturas de seu plano “popular”, que custa R$ 39,90 por mês. Esse é o esquema proposto pelo governo do Estado, que no início do ano isentou as operadoras do ICMS. O valor corresponde a um combo triple-play, com velocidade nominal de 1Mbps (a velocidade real, só Deus sabe). As outras operadoras se mostram mais lentas em adotar esse esquema, e com isso a Net vai ampliando sua hegemonia.

No Estadão, o competente Marcio Carvalho, diretor técnico da operadora, lembra que a demanda por banda larga aumentou sete vezes desde 2005, e que os pacotes top da Net são de 50Mbps. “O limite técnico atual é de 300Mbps”, diz ele. Imagino que a Net esteja preparada para atender ao crescimento de demanda, para evitar o que aconteceu no ano passado como a Telefonica. Infelizmente, no Brasil é assim: quando se trata de infraestrutura, os chamados gargalos quase sempre acabam inviabilizando o crescimento das empresas e a melhoria dos serviços.

Vamos torcer para que não seja esse o caso.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

2 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago