Categories: Uncategorized

Quando a repetição é boa

O competente e bem informado jornalista Daniel Castro, especializado nos bastidores da televisão, levantou esta semana uma boa discussão sobre o hábito dos canais de TV paga de repetirem exaustivamente alguns filmes. A partir de um debate que houve durante o Congresso da ABTA, Castro questiona essa política que é tão criticada pelos assinantes. Já comentei o assunto aqui, mas a polêmica é interessante: será mesmo que a repetição é um problema?

“Se fosse, cairia a audiência, e não é o que temos visto”, defende-se Bianca Maksud, gerente da Globosat. Ela, como todas as programadoras, diz que a repetição é uma característica do serviço de TV por assinatura, em que o usuário pode se programar para assistir aos conteúdos oferecidos no horário que lhe for mais conveniente e, assim, acrescento eu, deixar de ser “escravo” das grades da TV aberta. Mas não apenas isso. Fernando Medin, da Discovery, garante que muitas vezes a repetição dá mais audiência do que uma nova atração.

Certo, há exageros. Já vi filmes serem repetidos oito ou dez vezes ao longo de uma semana. Mas essa história me fez lembrar de uma frase que ouvi anos atrás, quando o mercado de videolocadoras estava no auge: filme novo é aquele que você ainda não viu! Isso mesmo: se você jamais assistiu a, digamos, Casablanca ou Cidadão Kane (só para ficar com os dois melhores de todos os tempos), então eles são novos.

Calma, não vamos levar essa discussão tão a sério. Por infelicidade, citei dois filmes que pode-se perfeitamente assistir oito ou dez vezes sem cansar. Não é o caso da maioria das produções recentes. De qualquer modo, não invalida meu raciocínio: viva as repetições!!!

AddThis Website Tools
Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

TVs: as promessas para 2025

Já comentamos, rapidamente, algumas tendências para 2025 no segmento de TVs, mostradas na CES, em…

3 dias ago

Trump, tarifas e tecnologias (3)

No sábado 12, logo após publicar o segundo post sobre a questão das tarifas (para…

4 dias ago

Trump, tarifas e tecnologias (2)

    Como prometido no post de ontem, vamos começar a dissecar a questão das…

5 dias ago

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

6 dias ago

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

1 semana ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

1 semana ago