No seu auge, a Blockbuster chegou a ter cerca de 4 mil lojas espalhadas por vários países, inclusive o Brasil. Aos poucos, foi se desfazendo desses ativos fora dos EUA. Aqui, por exemplo, as lojas (aproximadamente 80) foram assumidas pelo grupo GP, o mesmo que é dono da Lojas Americanas (além de Americanas.com e Submarino), que ficou com o direito de uso da marca “Blockbuster”. Só nos últimos doze meses, a rede fechou 1.000 lojas; restam outras 1.000, quase todas no prejuízo. Imaginem como está a cabeça de quem alugou seus imóveis para a rede que já foi símbolo do negócio de home video! Além da dívida já acumulada, corre ainda uma conta de juros que passa dos US$ 900 milhões anuais. Um quadro tão tenebroso que é de se perguntar: como deixaram chegar a esse ponto?
Para os estúdios, a crise da Blockbuster é preocupante não apenas por estarem perdendo seu maior cliente. Significa que ficarão ainda mais dependentes da Netflix, locadora virtual que cresceu espantosamente nos últimos dois anos, e da Redbox, rede de quiosques onde os filmes são alugados quase de graça (diária de 1 dólar). As mesmas duas empresas foram apontadas como causadoras da falência da Movie Gallery, no ano passado, segunda maior rede de locadoras dos EUA. Portanto, os estúdios pretendem apoiar a Blockbuster enquanto for possível. Já concordaram em não cobrar juros até 30 de setembro; falta agora saber o que dirão os demais credores.
Os executivos dessas empresas devem estar se perguntando: se está ruim com ela, não ficará pior sem ela?
Lembram-se de quando comentávamos sobre cotas na TV paga? Parece que faz tanto tempo... (cliquem…
Duas semanas após o anúncio das novas tarifas pelo governo americano, a…
Já comentamos, rapidamente, algumas tendências para 2025 no segmento de TVs, mostradas na CES, em…
No sábado 12, logo após publicar o segundo post sobre a questão das tarifas (para…
Como prometido no post de ontem, vamos começar a dissecar a questão das…
São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…
View Comments
essa morte já foi anunciada a muito tempo.
A estrutura da Blockbuster era totalmente fora dos padrões atuais. Ela não soube se adaptar ao novo modelo de negócio.
É uma pena.