Nesse quadro em que tudo parece favorecer a Apple, parece estar começando uma reviravolta. Segundo a revista PC World, vem aí uma avalance de e-readers no mercado americano, todos bem mais baratos que o iPad e oferecendo mais do que simplesmente a “leitura eletrônica”. Há até um que, pelo nome, deve fazer muito sucesso no Brasil: chama-se “Copia” (isso mesmo, sem acento) e é fabricado pela empresa DMC. A tela tem 5″ e o preço nos EUA é de 99 dólares. Vejam a foto. Faz lembrar alguma coisa?
Até o Natal, devem ser lançados modelos da LG, HP e da Sharper Image. A Sony também promete renovar sua linha de leitores eletrônicos, que até agora ainda não decolou. Sem falar que está previsto um festival de tablets, que oferecem mais recursos, mas também são mais caros que os e-readers. Bom para as editoras e para os consumidores, que assim não ficam mais dependentes da Amazon.
Infelizmente, aqui no Brasil estamos longe dessa realidade. Na última Bienal do Livro, vimos alguns ensaios. A Positivo, por exemplo, acaba de lançar um e-reader. Mas as próprias editoras parecem divididas entre arriscar no novo segmento ou continuar focadas nos livros de papel. E, pra variar, a eterna questão dos altos tributos, que sufocam qualquer tentativa de inovação. Vamos comentar o assunto nos próximos dias.
Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…
Semanas atrás, comentávamos aqui sobre os exageros dos fabricantes na especificação de luminosidade das…
Antes até do que se previa, a Inteligência Artificial está deixando de ser uma…
Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…