Categories: Uncategorized

Batalha do 3D vai esquentar

Comentei aqui outro dia sobre os novos planos da Sony para o mercado brasileiro em relação ao 3D. Pois agora é a Philips. Assim como sua velha rival japonesa, a empresa holandesa promete agora ser mais agressiva – não em termos de preço, mas pelo menos com uma linha de produtos mais ampla e cheia de inovações. A começar do TV Cinema 21×9 (foto), que finalmente chega ao Brasil em outubro na sua nova versão (chamada Platinum), a mesma que está sendo lançada na Alemanha este mês. Sim, é um TV LCD-LED 3D, de 58 polegadas, e com avanços como interatividade (é compatível com o padrão DTVi), acesso à internet e protocolo DLNA para conexões sem fio. Já testamos o modelo convencional e todos na nossa equipe ficaram impressionados. Este agora, que vimos aqui na IFA em demonstração (o que é bem diferente de um teste), também parece ser excelente. Vamos ver.

Conversei ontem com Marcelo Natali, gerente de produto da Philips, que me confirmou os planos ambiciosos da empresa para o Brasil, que está entre os cinco mercados mais importantes para o grupo no momento. A briga deve ser boa com Samsung, LG e Sony, os outros três fabricantes que estão entrando forte no segmento de 3D (a Panasonic também promete fazê-lo antes do final do ano). O lançamento do Cinema 21×9 3D em prazo tão curto (em relação à Europa) prova que é verdadeira a prioridade da Philips ao Brasil. E vem muito mais por aí.

“Todos os novos TVs terão interatividade, DLNA e acesso à web”, diz Natali. E não são poucos. Haverá opções em LED Edge e Direct LED (este também conhecido como “Local Dimming”). Só não vai ter a tão polêmica conversão 2D/3D: a Philips não acredita que o resultado desse processo hoje seja satisfatório em termos de qualidade de imagem. E torce, é claro, para que o mercado seja abastecido o quanto antes com uma boa quantidade de filmes em 3D. Mais detalhes aqui.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

22 horas ago

TVs Miniled e a questão do brilho

  Semanas atrás, comentávamos aqui sobre os exageros dos fabricantes na especificação de luminosidade das…

5 dias ago

Panasonic, quase dizendo adeus

                  O que se pode depreender quando…

4 semanas ago

DeepSeek e a nova Guerra Fria

  Antes até do que se previa, a Inteligência Artificial está deixando de ser uma…

1 mês ago

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

1 mês ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 meses ago