Pode parecer recurso demais num único aparelho, mas é exatamente o que a Sharp, do Japão, está prometendo: um televisor LCD Full-HD que traz consigo um gravador de discos Blu-ray. Será não apenas o primeiro do gênero, mas também o primeiro que utiliza a tecnologia Quattron, por enquanto exclusiva da Sharp. Trata-se de um novo processador de vídeo que, além das três cores básicas (verde, azul e vermelho), manipula também o amarelo em separado, como os pixels da foto. Vimos a demonstração dessa imagem na última IFA (assista aqui ao vídeo) e realmente é de impressionar. As cores ganham mais intensidade, e esta é pouco afetada quando as luzes da sala se acendem (este é um vídeo promocional).
A novidade é a inclusão do gravador, que teoricamente permite registrar imagens 3D de alta definição sem ter que se preocupar com fios e conexões externas. O drive utiliza o padrão BDXL, compatível com discos Blu-ray de alta capacidade: 128GB para os do tipo BD-R (graváveis uma vez só) e 100GB para os BD-RW (regraváveis). Segundo a Sharp, isso dá até 87 horas de alta definição num único disco. Sai em novembro no Japão.
Orlando BarrozoOrlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.
View Comments
Que bom,não deve demorar chegar no Brasil.