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Tecnologia salva a economia

Será que a indústria eletrônica pode salvar a economia americana? Quem pergunta não sou eu, mas o The Wall Street Journal, mais importante publicação econômica do mundo. Motivo: enquanto Obama e seus ministros penam para recolocar a situação nos eixos depois da crise de 2008/09, as vendas de produtos eletrônicos continuam subindo. Menos do que antes, é verdade, mas subindo.

O último relatório da CEA (Consumer Electronics Association) diz que os fabricantes faturaram em 2010 cerca de US$ 180 bilhões, o que representa 6% a mais do que em 2009. Nada mau, para um país que ostenta quase 10% de desemprego e uma crise sem precedentes no setor imobiliário, que afeta diretamente as vendas de eletrônicos.

Bem, isso tudo se refere aos EUA. Quando se trata da economia mundial, a conversa é bem outra. A mesma CEA divulgou hoje que a receita de seus afiliados (cerca de 2.500 fabricantes de eletrônicos) foi de US$ 873 bilhões em 2010, ou 13% a mais do que no ano anterior. E prevê que em 2011 irá se aproximar (talvez ultrapassar) da marca histórica de US$ 1 trilhão – o número estimado é: US$ 964 bilhões. Os principais responsáveis pela expansão foram a China (24% de crescimento em 2010), o Oriente Médio (25%) e – acreditem – a África (70%).

Para este ano, a previsão é de que o crescimento seja puxado pela Europa (23%). Mais importante: para os próximos cinco anos, quem vai empurrar essa locomotiva serão asiáticos (particularmente os chineses, que a CEA conta como uma região à parte) e… sim, nós, sul-americanos. “Ásia e América do Sul, somadas, deverão ter mais peso do que Europa e América do Norte juntas”, prevê Steve Koenig, diretor de análise de mercado da CEA.

Vejam a tabela abaixo (em bilhões de dólares):

ANO 2007 2008 2009 2010 2011*
RECEITA 794 849 771 873 964
CRESC. +7% – 9% 13% +10%

*estimativa

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

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