Categories: Uncategorized

Videochamada será moda?

Diz o site GigaOm, especializado em telecom, que a Skype bateu recorde de usuários nesta segunda-feira: 27 milhões de pessoas em todo o mundo estavam fazendo ligações ao mesmo tempo usando o serviço (o recorde até então era de 25 milhões num único dia). Tudo isso num dia normal de trabalho, sem nada de extraordinário acontecendo? Bem, a novidade tinha acontecido semanas atrás, quando a Skype lançou seu aplicativo de vídeo para iPhone. Agora, você pode também fazer videochamadas pelo smartphone da Apple.

Pode parecer mais um daqueles números que as empresas divulgam só para inflar suas cotações de mercado, mas não é. De fato, a Skype viveu dias terríveis no final de 2010, quando uma pane no Windows derrubou sua rede por mais de 24 horas. Os mais apressados chegaram a falar em crise numa das empresas mais inovadoras do planeta. Com o problema resolvido, o final dos feriados e o lançamento do novo app, tudo voltou ao normal. Sim, números tão grandiosos são normais para a Skype. Segundo a empresa de pesquisas Telegeography, no ano passado o serviço foi utilizado durante 102,5 bilhões de minutos!!! O pessoal do GigaOm fez as contas e concluiu que isso equivale a uma entre cada cinco ligações internacionais feitas durante o ano, no mundo inteiro.

Os experts acham que outro aplicativo lançado há pouco pela Skype vai causar furor: as videochamadas em grupo. Várias pessoas poderão conversar ao mesmo tempo, ao custo de uma única ligação local, desde que uma delas faça o upgrade de seu pacote para “group video”. Já imaginou três ou quatro amigas (ou amigos, por que não?) batendo papo em vídeo? Será que a rede aguenta?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

5 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 semanas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

1 mês ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

1 mês ago