Categories: Uncategorized

10 bilhões de aplicativos!!!

Duas notícias quentes – uma boa, outra ruim – sobre a Apple nesta segunda-feira. Primeiro, a ruim: Steve Jobs entrou de licença médica de novo, sem previsão de volta e também sem maiores explicações. Será que o cancer de pâncreas reincidiu? Tomara que não!

(Falando nisso: deu pena de ver o Michael Douglas na festa do Globo de Ouro, magrinho, também vítima de um cancer – na garganta).

Agora, a notícia boa da Apple: ainda este mês, a empresa deve atingir a espetacular marca de 10 bilhões de aplicativos baixados em sua loja virtual. Segundo a empresa especializada Asymco, 60 apps já foram baixados, em média, para cada aparelho Apple vendido. Essa conta considera apenas os produtos portáteis, que utilizam o sistema operacional iOS. Importante: o estudo compara os downloads de apps (que são utilitários) com os de música da loja iTunes. Esta, mais antiga, já contabiliza 12 bilhões de itens vendidos, mas pela curva atual daqui a alguns meses será ultrapassada pelos apps de iOS. Outro detalhe que merece ser lembrado: a iTunes demorou 67 meses (mais de cinco anos) para chegar aos 10 bilhões de downloads; já os apps fizeram a mesma trajetória em 31 meses (dois anos e meio).

Uma das explicações é que grande parte dos apps é fornecida gratuitamente, inclusive por parceiros da Apple. Ainda assim, é um número gigantesco… E, para não perder mais esta oportunidade de faturar sobre o próprio sucesso, a Apple prepara uma promoção que dará prêmio de 10 mil dólares à pessoa que baixar o app de número 10.000.000.000. A ComputerWorld calcula que isso deverá acontecer por volta do próximo dia 23.

Em tempo: o prêmio não será pago em dinheiro, mas em créditos para baixar músicas da iTunes (que, como todos sabemos, ainda não está disponível para usuários brasileiros).

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

4 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 semanas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

1 mês ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

1 mês ago