Categories: Uncategorized

Só dá parabólica…

Saiu hoje o levantamento final da Anatel sobre o crescimento da TV paga no Brasil em 2010. E, conforme todos previam, deu satélite na cabeça: 4,473 milhões de assinantes hoje preferem o sistema DTH, vendido por Sky e Via Embratel, contra 4,981 milhões que mantêm-se fieis ao cabo. O salto é espantoso (embora plenamente explicável). Em 2009, o satélite representava 37,4% de todas as casas com TV por assinatura; hoje, representa 45,8%; já o cabo, que tinha 57,9% desse mercado, hoje tem 51%.

A explicação encontra-se nos números referentes às regiões do país que tiveram maior crescimento na venda de assinaturas: Norte, Nordeste e Centro-Oeste, como aliás, já tinha acontecido nos dois anos anteriores. Ali estão exatamente as cidades onde o cabo não chega (nem deve chegar tão cedo, porque não há dinheiro suficiente para cabear um país tão grande). Já o satélite chega fácil: basta colocar uma parabólica. Somando com as áreas das regiões Sul e Sudeste onde, por motivos diversos, as operadoras de cabo também não estão conseguindo chegar, tem-se esse resultado.

Palpite (mero palpite): até final deste ano, o DTH ultrapassa o cabo.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago