Categories: Uncategorized

Um filme “legal” no BitTorrent

O filme de terror australiano The Tunnel será o primeiro a ser lançado simultaneamente em DVD e na internet. E os produtores Julian Harvey e Enzo Tedeschi vão usar para isso justamente o BitTorrent, que deve ser hoje o maior distribuidor mundial de filmes piratas. Acreditem ou não, os dois acham que essa é a única forma de combater a pirataria. “Concluímos que, em vez de ficar brigando contra as redes peer-to-peer, é melhor nos unirmos a elas, que podem se tornar a maior revolução já vista na distribuição de filmes”.

O filme, claro, é uma produção independente (em Hollywood, o nome “BitTorrent” é proibido). Tanto que foi totalmente financiado por meios online. Os produtores lançaram na internet uma campanha para obter fundos e conseguiram levantar US$ 135 mil, num formato inédito de comercialização: como o filme contém 135 quadros de película, os investidores podiam comprar cada quadro por 1 dólar. Se der lucro, haverá um sorteio e o “dono” do quadro sorteado receberá 1% da bilheteria, ou melhor, das receitas em DVD.

Bem, se for um sucesso, logo ficaremos sabendo. Se nunca mais ouvirmos falar desse filme, é porque ninguém quis assistir – nem de graça.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

4 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 semanas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago