Categories: Uncategorized

Toshiba não briga com coreanos

Em evento esta semana em São Paulo, o presidente da Semp Toshiba, Affonso Hennel, soltou uma frase que resume o estado de espírito da indústria eletrônica neste momento: “É impossível competir com os coreanos”. Referia-se, é claro, a Samsung e LG, que nos últimos anos foram crescendo, crescendo, até dominar o mercado por larga margem. Segundo a própria Semp Toshiba, no segmento de TVs a empresa é hoje a terceira em participação de mercado, com 13%; a Samsung lidera com 28%, seguida pela LG com 26%. Sony, Philips, Panasonic e as demais ficam com pequenas fatias desse bolo.

“Estamos no mercado para gerar lucro, não para aumentar artificialmente nossa participação”, disse Hennel, citando o crescimento de 12% em 2010 como prova disso. No segmento de TVs de tela pequena (abaixo de 20 polegadas), a empresa paulista continua forte, principalmente por sua longa tradição no atendimento às grandes redes varejistas do interior. Hennel garantiu que não irá entrar “nessa guerra suicida de preços”.

Mas a Semp Toshiba acena com lançamentos para este ano que, se forem confirmados, podem colocá-la num outro patamar. Promete inclusive um TV 3D sem óculos, similar ao que a Toshiba lançou no Japão no final do ano passado, e seu primeiro notebook 3D. Daria uma boa chacoalhada no setor.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago