Em evento esta semana em São Paulo, o presidente da Semp Toshiba, Affonso Hennel, soltou uma frase que resume o estado de espírito da indústria eletrônica neste momento: “É impossível competir com os coreanos”. Referia-se, é claro, a Samsung e LG, que nos últimos anos foram crescendo, crescendo, até dominar o mercado por larga margem. Segundo a própria Semp Toshiba, no segmento de TVs a empresa é hoje a terceira em participação de mercado, com 13%; a Samsung lidera com 28%, seguida pela LG com 26%. Sony, Philips, Panasonic e as demais ficam com pequenas fatias desse bolo.
“Estamos no mercado para gerar lucro, não para aumentar artificialmente nossa participação”, disse Hennel, citando o crescimento de 12% em 2010 como prova disso. No segmento de TVs de tela pequena (abaixo de 20 polegadas), a empresa paulista continua forte, principalmente por sua longa tradição no atendimento às grandes redes varejistas do interior. Hennel garantiu que não irá entrar “nessa guerra suicida de preços”.
Mas a Semp Toshiba acena com lançamentos para este ano que, se forem confirmados, podem colocá-la num outro patamar. Promete inclusive um TV 3D sem óculos, similar ao que a Toshiba lançou no Japão no final do ano passado, e seu primeiro notebook 3D. Daria uma boa chacoalhada no setor.
Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…
Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…
Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…
Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…