Categories: Uncategorized

PlayStation versus tsunami

Em mais uma prova da força das redes sociais, a comunidade mundial PlayStation conseguiu levantar US$ 1,32 milhão para ajudar as vítimas do tsunami e dos terremotos no Japão. Segundo o CNet, esse foi o valor das doações até agora, a partir de um movimento que começou logo após a tragédia, na Europa e nos EUA, e foi aos poucos crescendo através da internet; 40 países participaram do esforço.

Enquanto assistimos ao que acontece na África e no Oriente Médio, com Twitter, Facebook e YouTube ajudando a disseminar a ideia de liberdade perante ditaduras de vários calibres, é importante refletir sobre o papel dessas e de outras redes virtuais na mobilização das pessoas. Evidente que US$ 1,32 milhão é quase nada diante dos prejuízos materiais sofridos pelos japoneses, mas, no contexto, esse passa a ser apenas um detalhe. Já comentei aqui, mas é importante relembrar a ação de ativistas como Ethan Zuckerman, criador do movimento Global Voices Online, que ecoa manifestações em favor da liberdade no mundo inteiro – agora mesmo, seu site serve de canal para os que tentam derrubar a ditadura da Costa do Marfim.

Ainda vamos falar mais aqui sobre as redes sociais e como elas podem ser ainda mais úteis, em diversos aspectos.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

5 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 semanas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

1 mês ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

1 mês ago