Categories: Uncategorized

Da China para o Brasil

Todos os sites estão noticiando, e certamente amanhã será manchete em todos os jornais: “Apple irá mesmo produzir iPad no Brasil”. Convém guardar bem essas aspas. O ministro de Ciência e Tecnologia, Aloisio Mercadante, que adora um holofote, fez questão de anunciar a novidade aos jornalistas brasileiros que acompanham a visita da presidente Dilma à China. Mercadante deu a entender que está tudo certo, faltando apenas definir “as condições”.

Na verdade, a coisa não é tão simples. Diz a agência Reuters que a Foxconn realmente tem um plano de transferir parte de sua linha de produção para o Brasil, investindo US$ 12 bilhões em cinco anos, de olho no nosso mercado interno. Só que a empresa fornece não só para a Apple, mas também para Dell, HP e outros gigantes. Sua entrada aqui não significaria, portanto, a entrada do iPad, nem do iPhone. Steve Jobs é quem tem a palavra final, no caso. E, a menos que haja um belo plano de incentivos fiscais, não irá se esforçar para ampliar seus negócios no Brasil.

O lobby é forte. Esta semana, saiu na internet que a Apple do Brasil teria inclusive mudado sua razão social para permitir o início dessa operação – depois, viu-se que era mentira. Assim como Dilma e Mercadante, governadores, ministros, prefeitos e secretários estão loucos para anunciar uma fábrica da Apple em seus estados e municípios. É o tipo da notícia que rende muito voto. Mas, por enquanto, não passa disso: um enorme balão de ensaio.

AddThis Website Tools
Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

TVs: as promessas para 2025

Já comentamos, rapidamente, algumas tendências para 2025 no segmento de TVs, mostradas na CES, em…

2 dias ago

Trump, tarifas e tecnologias (3)

No sábado 12, logo após publicar o segundo post sobre a questão das tarifas (para…

3 dias ago

Trump, tarifas e tecnologias (2)

    Como prometido no post de ontem, vamos começar a dissecar a questão das…

4 dias ago

Trump, tarifas e tecnologias (1)

    São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…

5 dias ago

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

1 semana ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

1 semana ago