“Verifiquem bem as suas faturas e confiram os relatórios de despesa”
A íntegra do comunicado, em inglês, é esta. Mas, infelizmente, a Sony não está sozinha. Google, Apple, Facebook e outras gigantes da web passam por problemas parecidos, variando apenas a forma como cada uma reage ao problema. Também nesta terça-feira, a Comissão de Energia e Comércio do Senado dos EUA enviou carta a seis empresas, entre elas Google e Apple, cobrando explicações sobre política de privacidade e segurança. Autoridades de outros quatro países (Alemanha, França, Italia e Coreia do Sul) também anunciaram que vão iniciar investigações a respeito. E, numa carta-aberta a Steve Jobs, o presidente da Privacy International (espécie de ONG que atua em moldes semelhantes à Anistia International), Simon Davies, pede explicações sobre a denúncia de que usuários do iPhone têm seus dados rastreados pela empresa, o que configuraria flagrante invasão de privacidade (leiam aqui a carta).
O alerta foi dado, no início do mês, por dois especialistas em segurança digital, Alasdair Allan e Peter Warden, que segundo The Wall Street Journal descobriram todo o processo técnico pelo qual um iPhone pode coletar os dados de seu usuários e até – acreditem! – rastrear por onde a pessoa andou em determinado período de tempo.
Bem, nunca levei muito a sério essa história de privacidade online. Agora, ser espionado pelo seu próprio celular é demais, não? Vamos ficar atentos!
Já comentamos, rapidamente, algumas tendências para 2025 no segmento de TVs, mostradas na CES, em…
No sábado 12, logo após publicar o segundo post sobre a questão das tarifas (para…
Como prometido no post de ontem, vamos começar a dissecar a questão das…
São tantos os malefícios causados pela nova política comercial do governo americano que…
Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…
A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…