Categories: Uncategorized

Educação é o que interessa

Nesta segunda-feira, participei do programa “Sem Censura“, da TV Brasil, debatendo a questão do empreendedorismo e as qualificações exigidas dos profissionais que querem se estabelecer no mercado atual. Estavam na mesa a analista de RH Cristiane Prata, que criou o site www.vagasurgentes.net; William Monteath, diretor da empresa de recrutamento Robert Half; Alain Guetta, diretor da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH); Juliana Bonomo, gerente de recrutamento e seleção da empresa L’Oreal; e Sylvio Motta, professor e especialista em concursos públicos. Fui convidado a propósito do livro “Os Visionários”, que entre outras coisas trata do tema empreendedorismo relatando experiências de grandes figuras do mundo tecnológico.

Foi interessante constatar que boa parte das ideias que temos defendido aqui batem com o que pensam profissionais de outras áreas. A principal delas é que, sem uma revolução na área educacional, o Brasil não vai conseguir se alinhar – como pretende o governo – aos países de Primeiro Mundo, nem mesmo com alguns dos emergentes, como Coreia, Índia e China. Cristiane, que em seu site divulga gratuitamente ofertas de emprego, contou que mais de 30% dos visitantes buscam vagas de recepcionista e atendente de call-center, que dispensam maiores qualificações. Ou seja, preferem um emprego fixo (às vezes, sub-emprego) a ter de encarar tarefas que exijam mais preparo. Cria-se assim uma roda viva que só pode ser interrompida com uma… desculpem, não há outra forma de dizer: revolução na educação.

Um dos pontos que destaquei em “Os Visionários” é que quase todos os personagens do livro passaram por boas escolas antes de se aventurar em seus projetos. A maioria sofreu muito, trabalhando e estudando dias e noites, até obter sucesso. Ficaram milionários, sim, mas à custa de muito esforço, obstinação e, principalmente, estudo. Essa é a lição que fica. Sem ilusões.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

1 semana ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 semanas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

1 mês ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

1 mês ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

1 mês ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

1 mês ago