Categories: Uncategorized

Suco de laranja autoral

Volta e meia aparecem denúncias sobre irregularidades no controle e distribuição de direitos autorais, especialmente na área de música. Já comentamos o assunto aqui. Assim como clubes e federações de futebol, as entidades arrecadadoras desses direitos são verdadeiras caixas pretas. Têm poderes acima da lei, não prestam contas de seus atos e – pior de tudo – raramente são investigadas pelas autoridades; em suma, roubam e deixam roubar.

A denúncia mais recente, publicada neste fim de semana pela Folha de São Paulo, aponta o motorista gaúcho Milton Coitinho dos Santos como recebedor de R$ 127,8 mil em direitos, com registro no ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) e na UBC (União Brasileira de Compositores). Detalhe: Milton não canta, nem compõe, nem toca qualquer instrumento e, claro, jamais ouviu falar desse dinheiro. Seu nome, com RG e CPF, foi registrado por alguém nas duas entidades, como autor de trilhas sonoras para filmes como “O Pagador de Promessas” (de 1962), “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964) e “Terra em Transe” (1967). Sendo que, nascido em 1965, Milton jamais poderia ter produzido esses trabalhos!

Como se vê, Milton é mais um “laranja” da música brasileira, fonte de receitas milionárias para muita gente, mas nem sempre para quem de fato merece. Até aí, nenhuma novidade. Só não dá para entender por que esse sistema de arrecadação viciado jamais leva alguém para a cadeia.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

1 semana ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 semanas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

1 mês ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

1 mês ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

1 mês ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

1 mês ago