Categories: Uncategorized

Quanto custa dar um presente?

Dia das Mães, assim como Dia dos Namorados, Dia das Crianças e outras datas tradicionais, leva as pessoas às compras, numa espécie de histeria coletiva. Muitos brasileiros estão participando de mais uma, justamente neste fim de semana, sem saber que poderiam gastar muito menos se vivessem, por exemplo, na Argentina. Ou nos EUA. É o que revela pesquisa publicada pelo site Radar Econômico: boa parte dos presentes que os brasileiros estão adquirindo custam aqui muito mais caro do que lá fora. Alguns exemplos (todos com valores em dólar):

  Perfume

Dolce &

Gabbana

Celular Nokia N97 Depilador            Braun Acqua Di     Gioia iPad           64GB
EUA 59 357 72 75 637
ARGENTINA 91 507 121 83 802
BRASIL 123 738 239 151 990

O estudo, coordenado pelo prof. Alcides Leite, da Trevisan Escola de Negócios. Indo adiante na análise, o site enumera os percentuais referentes à carga tributária que incide sobre vários itens normalmente associados às compras no Dia das Mães: perfume nacional, 69%; forno de microondas, 59%; DVDs, 44%; roupas, 34%; e assim por diante.

Enquanto isso, em Porto Alegre o PT faz um churrasco em homenagem a seu “ídolo” Delubio Soares. E, em Brasilia, os ilustres congressistas não devem estar encontrando dificuldade para presentear suas mães.

 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Quero saber onde encontro tal IPAD de 64 GB por esse preço de 999 dolares ou 1600,00? Em todas as lojas que vou ou pela internet, o tablet de 64GB não custa menos de 2600,00 ou 1600 dolares.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago