A Semp Toshiba apresentou esta semana seu primeiro tablet a ser lançado no Brasil, cujo nome comercial será MyPad (há quem diga que a Apple não irá permitir o uso dessa marca, mas a esta altura a chance de conseguir é remota). Talvez o produto chegue às mãos do consumidor brasileiro até antes do primeiro tablet da Toshiba no Japão. Como já comentamos aqui, trata-se de uma nova categoria de produto, e é natural que alguns fabricantes fiquem na dúvida sobre como se diferenciar da concorrência.
O MyPad terá o mesmo tamanho do iPad (10,1 polegadas) e poderá ser escolhido nas versões com e sem 3G; esta irá custar R$ 1.699, portanto mais barato que o modelo da Apple. A aposta da Semp Toshiba é que esse segmento irá explodir nos próximos meses. Caio Ortiz, vice-presidente da empresa, fez os cálculos com base em dados da consultoria IDC: serão vendidos no Brasil em 2012 cerca de 17 milhões de produtos de informática, e 7% deles serão tablets. Ou seja, algo em torno de 1,2 milhão de aparelhos. Parece muito? Não, se considerarmos as vendas para empresas, escolas e governo, canal em que a Semp Toshiba sempre foi forte. Sim, irá brigar com a Positivo, que também já anunciou sua entrada no setor.
Vamos ver quem tem a força.
Enquanto isso, e para provar que o tablet é mesmo a bola da vez, esta semana a Sony anunciou que lança o seu até setembro no mercado internacional. Na verdade, serão dois modelos: um de 9,4″, mais leve que o iPad, e outro de 5,5″, com tela dual dobrável. Ambos terão capacidade HD e serão compatíveis com redes 4G.
E a outra novidade na área foi a confirmação de que a Amazon também terá seu tablet. O próprio Jeff Bezos, dono da empresa, deu a dica numa entrevista à revista americana Consumer Report. Mas fugiu dos detalhes, dizendo apenas: “Fiquem ligados”.
Com tudo isso, ninguém terá como escapar de um tablet.
Orlando BarrozoOrlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.