Categories: Uncategorized

3D vai invadir as telinhas

Muito se discute sobre os TVs 3D e a possibilidade de se tornarem padrão de mercado. Na semana passada, saiu nos EUA uma pesquisa da empresa iSuppli revelando este ano serão vendidos em todo o mundo 23 milhões de aparelhos desse tipo (ou 400% a mais do que em 2010), com perspectiva de chegar a 160 milhões em 2015. Claro, isso tem que ser combinado com os estúdios de cinema, que ainda não estão conseguindo suprir a demanda do consumidor que compra um TV 3D. A oferta de conteúdo, mesmo nos EUA, é irrisória. A maioria dos cineastas se diz insatisfeita com a qualidade da transposição da tela de cinema para formatos domésticos, incluindo o Blu-ray. E a possibilidade de conteúdos 3D entrarem na grade das emissoras ainda é distante.

Diante disso tudo, pode-se apostar que imagens 3D chegarão antes às telas de smartphones, tablets e notebooks. No evento Computex, ocorrido em Taiwan na semana passada, alguns fabricantes demonstraram isso na prática. As chinesas Asus (com o tablet Eee Pad MeMo 3D) e HTC (com a nova versão do smartphone Evo) anunciaram que os produtos estarão em breve nas lojas dos principais países. Aqui no Brasil, deveremos ter pelo menos um tablet 3D, da LG, nos próximos meses (o produto foi mostrado em março, num evento em São Paulo). E já estão no mercado notebooks 3D da própria LG e da Sony.

A solução da HTC (foto acima) parece a mais interessante: o Evo 3D possui uma câmera de 5 Megapixels que grava também vídeos de alta definição em 3D. Ou seja, o próprio usuário vai poder gravar conteúdos para encher a tela de seu TV.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

4 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

2 semanas ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago