Categories: Uncategorized

Os novos planos da Net

São Paulo e Rio são as duas primeiras cidades a receber hot-spots da Net. A operadora criou uma estratégia interessante para explorar sua extensa rede de fibra óptica, hoje espalhada por centenas de cidades. O esquema baseia-se num pequeno roteador WiFi instalado no poste onde já estão o cabo e demais acessórios que atendem aos assinantes das proximidades. Um roteador desses permite levar o sinal, sem fio, para dezenas de casas ao mesmo tempo. Mas a estratégia é cobrir locais como bares, restaurantes e lojas de grande movimento – que, aliás, nem precisam autorizar o serviço. Como este é gratuito, a Net pensa em oferecê-lo como uma espécie de cortesia ao assinante – sim, você precisa ser assinante Virtua para usá-lo e, ao entrar no hot-spot, identificar-se com nome de usuário e senha. Segundo o site Pay-TV, já são mais de 500 hot-spots desse tipo instalados apenas em São Paulo.

Ainda não conversei com a Net a respeito, mas sei que a operadora – assim como sua maior concorrente, a Sky – trabalha sério para expandir seus serviços. O video-on-demand Now já está disponível em seis capitais (SP, RJ, BH, Porto Alegre, Curitiba e Brasilia) e pode se transformar num sucesso até mais rápido que a Netflix. Enquanto esta dependerá da banda larga disponível na casa do assinante, os conteúdos do Now chegam pela própria rede de cabo, como mais um canal HD. É de se esperar, portanto, que tanto a qualidade do sinal quanto sua estabilidade sejam perfeitas.

Leio ainda no Pay-TV que a Net está testando um serviço de streaming do tipo “TV Everywhere”, pelo qual o assinante pode acessar os canais não apenas em seu televisor de casa, mas em qualquer dispositivo que capte a internet, inclusive tablets e smartphones. A Globosat trabalha em algo semelhante, como já comentamos aqui. Em agosto, durante a feira e congresso da ABTA, deveremos saber mais detalhes a respeito.

 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

6 dias ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

3 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

3 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

4 semanas ago