Categories: Uncategorized

Piratas: antepenúltimo aviso!

Estúdios de Hollywood e provedores de internet dos EUA acabam de selar um acordo que, se for mesmo colocado em prática, pode no mínimo colocar uma pulguinha atrás da orelha de quem faz cópias de filmes e músicas na internet. O Copyright Alert System (CAS) prevê que toda vez que o usuário tentar baixar uma cópia não autorizada irá receber, na hora, um aviso de seu provedor; o alerta será cada vez mais enfático, à medida em que a pessoa continue com essa prática; após quatro avisos, o provedor irá reduzir a velocidade da conexão.

Os cinco maiores provedores do país – Comcast, AT&T, Time Warner, Cablevision e Verizon – concordaram com a proposta. Mas recusaram as pressões dos estúdios e das gravadoras para cortar a conexão dos “infratores”. Na verdade, essas empresas não têm a menor intenção de punir seus assinantes, mas estão preocupadas com a sobrecarga em seus sistemas (quanto mais gente fazendo downloads, pior o serviço como um todo). Em paralelo, a RIAA (entidade que representa as gravadoras) e a MPAA (que defende os estúdios de cinema) prometem reforçar o cerco sobre serviços como o BitTorrent, campeão mundial da pirataria. “Mas sabemos que o CAS não tem qualquer efeito sobre criminosos”, diz Cary Sherman, presidente da RIAA. “Se conseguirmos converter os usuários comuns, isso já fará uma bela diferença”.

 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago