Categories: Uncategorized

O primeiro ou o melhor?

Só mesmo o velho humor britânico para enfrentar um ano como tem sido este para os japoneses. Foi assim, com ironia e piadinhas sobre os concorrentes, que sir Howard Stringer, chefão da Sony, abriu hoje a apresentação da empresa na IFA. “Foi um verão terrível”, disse ele. “Fomos inundados, sacudidos, espremidos, hackeados… Mas, tudo bem, esse verão ficou para trás. Estamos mais fortes do que antes”.

Stringer se referia, é claro, à série de acontecimentos que, desde o final do ano passado, vem abalando o Japão e a Sony. Houve o tsunami e os terremotos de março, mas já antes disso a empresa sofreu – e perdeu bilhões – com os ataques de hackers à sua rede PlayStation Network. Sem falar na recessão econômica, em que o Japão e os EUA – os dois mercados mais importantes para a empresa – foram os que mais sofreram. “As vendas estão voltando a crescer”, continuou Stringer, tentando mostrar otimismo. “Tivemos mais de 3 bilhões de novos usuários do PlayStation depois dos ataques. E agora vamos explorar muito a força dos nossos conteúdos”.

Passou então a enumerar o que a Sony está trazendo para a IFA e o que pretende fazer nos próximos meses. A entrada no segmento de tablets (um deles com tela dupla – veja a foto) é talvez o passo mais arriscado nesse projeto. “Sim, a Apple faz o iPad e a Samsung faz TVs. Mas será que eles são capazes de fazer filmes? Nós somos. E também conteúdos para TV, jogos, livros. A partir de agora, o mantra da Sony será integrar tudo isso, de uma forma que seja fácil para o consumidor perceber o valor dessa integração”.

Se vai dar certo? Quem poderá saber? Stringer deixou no ar uma possível resposta, quando comentou a atual posição da Sony na indústria eletrônica. “O importante não é ser o primeiro, mas ser o melhor”.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • No texto diz que a Sony teve 3 bilhões de novos usuários na PlayStation Network... não seria milhões?

    • Sim, Marcos, desculpe. Ele disse "bilhões", mas com certeza se confundiu. Obrigado. Orlando

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

1 dia ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

3 dias ago

Home Theater agora é 100% digital

Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…

3 dias ago

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

2 semanas ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

2 semanas ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago