Categories: Uncategorized

Por dentro do carro elétrico

Como se sabe, a IFA não é apenas um evento de eletrônicos de consumo. Universidades e institutos de pesquisa europeus participam ativamente, demonstrando estudos de laboratório que podem, quem sabe, se transformar em produtos no futuro. E muitas dessas instituições são apoiadas por empresas, que têm interesse no desenvolvimento das pesquisas. É o caso da Panasonic, que no ano passado comprou parte do controle da Tesla Motors, fabricante de carros especiais fundada por cientistas do Vale do Silício. O principal negócio da Tesla é o carro elétrico; e a Panasonic, como sabemos, é um dos maiores fabricantes mundiais de baterias – ficou mais forte ainda após a compra da Sanyo, que tem longa tradição na área.

Pois aqui na IFA pudemos ver, não a estreia do carro elétrico, que já é conhecido, mas uma amostra de como são fabricados esses veículos. Neste vídeo, mostramos um modelo Tesla Roadster 3.5 por dentro. Foi o mesmo que o presidente da Panasonic Europa, Laurent Abadie, entrou dirigindo em pleno palco da apresentação inicial da empresa na IFA, diante de centenas de jornalistas, no último dia 31.

Não entendo lá muito de carro (para os interessados, aqui está um teste), mas ao ver a estrutura interna do veículo tive uma sensação de já estar “viajando” no futuro. Quando será que poderemos dirigir um bichinho desses pelas ruas brasileiras?

 

 

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

2 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

2 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

3 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

3 semanas ago

2025 começa com tudo…

Desejando a todos um excelente Ano Novo, começamos 2025 em plena CES, com novidades de…

3 semanas ago

Dolby Atmos em TVs e soundbars

                  A edição de dezembro da revista…

1 mês ago