Categories: Uncategorized

Áudio 7.1, também pela internet

Como já comentamos aqui, os hábitos dos usuários de tecnologia estão mudando rapidamente, quase na mesma velocidade dos cliques que todos nos acostumamos a dar a toda hora. No Brasil, como de costume, as inovações são mais lentas, principalmente devido à péssima qualidade das redes. Mas é bom ficar atento ao que vem por aí.

Uma mudança que considero significativa é a entrada das grandes redes de varejo na oferta de serviços online. Claro, tudo começa nos EUA. O Walmart, maior rede de supermercados do mundo, criou o Vudu, um serviço de venda de filmes por streaming que está surpreendendo os especialistas. Como Netflix, Hulu e o próprio iTunes, da Apple, a ideia é que o usuário possa acessar os filmes que quer assistir mesmo que não esteja em casa. Mobilidade e praticidade são os fatores essenciais aqui. Você entra no site, escolhe o filme e assiste na hora, em seu notebook, tablet, enfim, da forma que lhe for mais conveniente. Seguindo o esquema lançado pela Amazon ainda nos anos 90, quase todos esses sites cadastram o cliente no primeiro acesso, com informações pessoais e o número de seu cartão de crédito. Este será usado para pagar todas as compras, apenas com alguns cliques. Nada pode ser mais fácil.

Com a força do Walmart por trás, a equipe do Vudu está investindo em novas facilidades. Esta semana, por exemplo, o site divulgou que será o primeiro a oferecer filmes com imagens Full-HD e áudio Dolby Digital 7.1 canais; o primeiro da lista é Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas, a mais recente superprodução da série. Trata-se de uma parceria do Vudu com a Dolby, que inclui outros 30 títulos oferecidos online com a mesma qualidade técnica. Segundo a revista Home Media, a Dolby negocia também com outros revendedores e até com emissoras de televisão para tentar popularizar o padrão 7.1.

Claro, para ter acesso a esse serviço é fundamental contar com uma conexão rápida de banda larga, ou seja, é ainda uma facilidade disponível para poucos. Vídeo Full-HD já consome uma boa quantidade de banda, e áudio 7.1 canais mais ainda. Mas, nesse ponto, os provedores de internet têm se revelado mais ágeis do que as emissoras. Não espanta, por isso mesmo, que muitos americanos estejam cancelando suas assinaturas de TV para aderir aos serviços online.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • Orlando,

    Tenho conta no Vudu e pude testar ontem. "Aluguei" o Piratas do Caribe e, apesar ter um sistema 5.1, o receiver (Denon 3808) identificou direitinho o Dolby Digital Plus e os sete canais entrando. Com minha conexão de 15 Mb, deu para assistir perfeitamente em 1080p e DD+ 7.1 sem travamentos.

    Abs

    Julio Cohen

  • Prezado Júlio,

    Fiz uma conta no VUDU mas não funciona. Sempre dá erro. Peço a gentileza de me informar os passos possíveis e como é feito o pagamento.

    Obrigado.
    Paulino.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Um concorrente para HDMI e USB?

      Em meio às polêmicas envolvendo EUA e China, chega do Oriente uma…

1 dia ago

Cancelamento de ruído é um perigo…

      A lição vem de uma colega americana (Tammy Rogers, do excelente site…

3 dias ago

Home Theater agora é 100% digital

Lançada em maio de 1996, a revista HOME THEATER (que em 2008 acrescentou o título…

3 dias ago

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

2 semanas ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

2 semanas ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago