Categories: Uncategorized

Inimigas, mas nem tanto

Vejam como é curioso o mundo dos negócios. Nos últimos meses, a disputa entre Apple e Samsung em torno de patentes para tablets e smartphones tem sido uma das notícias mais constantes na mídia especializada. A Apple conseguiu que fosse proibida a venda de tablets Samsung em vários países da Europa, assim como na Austrália, e tudo indica que irá obter o mesmo sucesso na Justiça americana (o caso deve ser julgado nas próximas semanas). A empresa coreana respondeu com ações judiciais nos EUA e na própria Coreia, acusando a concorrente de roubar patentes suas. E, no entanto, ambas são e vão continuar sendo parceiras.

Isso mesmo. O jornal Korea Times revelou, na semana passada, detalhes sobre as negociações entre as duas para o fornecimento do chip A6 (foto), de núcleo quádruplo, a ser usado nas próximas versões do iPhone e do iPad. A Apple é hoje o maior cliente da Samsung na área de chips, graças às vendas astronômicas dos dois aparelhos, e nada indica que isso vá mudar a curto prazo. Devido à polêmica das patentes, Steve Jobs, quando comandava a empresa, ordenou a busca de um novo fornecedor de chips. Quem cuidava disso na Apple era um certo Tim Cook, que com a saída do fundador assumiu o posto de CEO. A equipe de Cook chegou a sondar a taiwanesa TSM, mas não ficou satisfeita com a falta de estabilidade de seu chip.

Para acalmar os ânimos e acertar os ponteiros visando a produção do iPhone 5 e do iPad 3, Cook ligou pessoalmente para o Lee Jae-yong, filho de Lee Kun-hee, todo-poderoso chairman do grupo Samsung, e convidou-o para a cerimônia em homenagem a Jobs, na última quarta-feira, na sede da Apple. Foi um evento reservado a pouquíssimas pessoas, o que mostra o grau de entendimento entre os dois. Depois, eles se reuniram para tratar de negócios. E selaram o acordo. “A Apple não quer correr riscos”, disse ao jornal coreano um executivo que também é fornecedor da empresa americana. “A Samsung já mostrou sua capacidade, e seu preço é imbatível”. Só este ano, a Apple já comprou cerca de US$ 8 bilhões em chips da Samsung.

Detalhe curioso: os displays do iPhone e do iPad são fornecidos pela LG, a maior concorrente da Samsung.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Quem vai bancar a energia da IA?

Em meio à avalanche de notícias sobre Inteligência Artificial, especialmente após a mudança de postura…

1 semana ago

Netflix e Samsung, agora abraçadas

Demorou, mas enfim a Netflix decidiu adotar - por enquanto, somente nos EUA e Canadá…

1 semana ago

“Adolescência”, uma série obrigatória

    Está em todas as redes: Adolescência, nova série da Netflix, é campeã mundial…

2 semanas ago

Está chegando a nova geração do HDMI

    A edição de março da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL (que pode…

3 semanas ago

TCL e Hisense questionadas na Justiça dos EUA

Não deve ter sido coincidência, mas fato é que dois consumidores americanos - um da…

3 semanas ago

TV 3.0 também no satélite

      Um importante avanço pode estar a caminho no processo de implantação da…

3 semanas ago