Categories: Uncategorized

Tentando disfarçar a realidade

Nos últimos dez ou quinze anos, o Brasil mudou em muitos aspectos. Dependendo do ângulo de análise, mudou para melhor. O acesso das classes menos favorecidas ao consumo sem dúvida é um deles. Quando se vê a situação da Europa, Estados Unidos, Japão etc., essas melhorias precisam ser ainda mais ressaltadas. Nada disso, porém, tem o condão de disfarçar a realidade de dados como os revelados pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IHD), divulgado esta semana pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

Por mais que o ex-presidente Lula e seus áulicos tentem contestar, são números oficiais, pesquisados e registrados. Para usar uma metáfora do futebol, de que Lula tanto gosta, tão importante quanto saber ganhar é saber perder. No caso, estamos perdendo de goleada. O Brasil foi classificado em 84° lugar no ranking da ONU, sendo que no ano passado ocupava a posição 73. Sim, mudou a metodologia de cálculo, mas continua sendo uma metodologia respeitada e confiável. Se fose mantida a mesma de 2010, nossa posição seria 85, ou seja, estacionada.

Como diz o site Todos pela Educação, a média de escolaridade dos estudantes brasileiros é um vexame: 7,2 anos, semelhante à de países africanos. Significa que, na média, uma criança começa a estudar aos 7 anos e abandona a escola aos 14!!! Como já comentei aqui outras vezes, a educação é a grande tragédia brasileira. Sem mudar esse quadro, de nada adianta querer construir fábricas de tablets, linhas de trem-bala, pontes iluminadas ou edifícios de luxo.

Quando vamos aprender a lição?

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

View Comments

  • os mujahedins questionando os criterios do IDH, me faz lembrar um fato ocorrido na faculdade. certa vez em uma prova importante, fiquei com minha nota muito abaixo da média. reclamei ao professor que a prova foi muito dificil e injusta. ele me mstrou as notas dos colegas, onde todos ficaram acima da media. obviamente ele me perguntou se eu tivesse estudado que nem os outros, se eu estaria reclamando? pois quanto ao IDH, todos os paises da America do Sul se sairam bem. qual reclamou?

  • Perfeita a análise. A solução para o Brasil avançar passa necessariamente pela educação (de qualidade), em todos os níveis! Mas será que isso interessa aos detentores do poder? Um povo inculto é terreno fértil para governantes déspotas e/ou corruptos. Abraço.

Share
Published by
Orlando Barrozo

Recent Posts

Até onde chega o brilho das TVs?

Meses atrás, chamávamos a atenção dos leitores para os exageros nas especificações de brilho das…

3 dias ago

Netflix lidera, mas cai mais um pouco

                  Em outubro de 2021, publicávamos -…

1 semana ago

Inteligência Artificial não tem mais volta

Pouco se falou, na CES 2025, em qualidade de imagem. Claro, todo fabricante diz que…

4 semanas ago

TV 3D, pelo menos em games

                          Tida como…

4 semanas ago

TV na CES. Para ver e comprar na hora

Para quem visita a CES (minha primeira foi em 1987, ainda em Chicago), há sempre…

4 semanas ago

Meta joga tudo no ventilador

    Uma pausa na cobertura da CES para comentar a estapafúrdia decisão da Meta,…

4 semanas ago