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A estrategia da LG para 3D

Em todo evento de tecnologia, costuma-se procurar um “vencedor”. Seria aquela empresa que se destacou das concorrentes por apresentar um ou mais produtos inovadores, até revolucionários. Já tem gente afirmando que a LG ganhou a parada este ano, antes mesmo da CES começar. A estrategia de anunciar antes seus principais lançamentos foi, como gostam de dizer os publicitarios, matadora: a empresa esteve nas manchetes da midia especializada nos últimos dias, sem que ninguem – ou muito poucos – tivesse visto seus produtos. Lá do céu, Steve Jobs deve ter aplaudido.

Ontem, conversamos – eu e mais dois colegas jornalistas brasileiros, da Folha de São Paulo e da revista IstoÉ Dinheiro – com Kwan Sup Lee, vice-presidente de marketing da LG para o segmento de home entertainment e, portanto, um dos cabeças dessa estrategia. O produto que mais se destacou até agora na CES 2012 foi o TV LG OLED de 55 polegadas, que vimos ontem pela primeira vez, em meio a um batalhão de jornalistas internacionais (vejam aqui o vídeo). E ele confirmou que não se trata de um protótipo. “Vai ser lançado mesmo este ano, e não será barato”, nos disse Lee. “Ainda não conseguimos saber quanto irá custar, mas com certeza será bem mais que os TVs convencionais. Afinal, trata-se de uma tecnologia sofisticadíssima e revolucionária. Esperamos ser capazes de baixar o custo de produção ao longo do tempo”.

Como já nos dissera um colega de Lee, Kenneth Hong, durante a IFA, a LG decidiu concentrar esforços na tecnologia 3D para aumentar sua participação no mercado mundial de TVs (onde o Brasil ocupa hoje o quarto lugar, segundo Lee). Por varias vezes, durante nossa conversa, Lee usou a expressão “ecosystem” para se referir ao conjunto de produtos e serviços 3D que a empresa irá oferecer. “A imagem 3D será o centro de tudo na vida das pessoas: no cinema, na TV, no celular, no laptop, na câmera… Queremos tornar essa experiência cada vez melhor para o usuário”. Mesmo assim, Lee reconhece que não será fácil. “O 3D só vai pegar mesmo quando tivermos transmissões de televisão com essa qualidade de imagem, e sabemos que isso demora. Enquanto isso, nossa prioridade é oferecer 3D de todas as outras maneiras possíveis, inclusive melhorando a qualidade da conversão 2D-3D”.

A partir de hoje, quando visitarmos o estande da empresa na CES, vamos conferir de perto como isso tudo se dará na prática.

Orlando Barrozo

Orlando Barrozo é jornalista especializado em tecnologia desde 1982. Foi editor de publicações como VIDEO NEWS e AUDIO NEWS, além de colunista do JORNAL DA TARDE (SP). Fundou as revistas VER VIDEO, SPOT, AUDITÓRIO&CIA, BUSINESS TECH e AUDIO PLUS. Atualmente, dirige a revista HOME THEATER, fundada por ele em 1996, e os sites hometheater.com.br e businesstech.net.br. Gosta também de dar seus palpites em assuntos como política, economia, esportes e artes em geral.

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